Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Em véspera de feriado nos EUA, mercado global opera em baixa à espera de indicadores

No Brasil, destaque continua para a leitura do relatório na CCJ do senador Fernando Bezerra sobre a PEC dos precatórios

Foto: Unsplash

Os mercados externos sinalizam dia de queda nesta quarta-feira, 24, com as bolsas asiáticas encerrando no meio a meio, enquanto as europeias e os futuros americanos operam no campo negativo.

Os investidores continuam pesando os riscos econômicos de uma política monetária mais rígida, já que a alta da inflação está no foco dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). O mercado ainda deverá aguardar alguns indicadores dos Estados Unidos nesta véspera de feriado de Ação de Graças.

A agenda econômica desta quarta-feira segue bem intensa, com diversos indicadores importantes na maior economia do mundo, como os dados dos pedidos de auxílio-desemprego, que serão divulgados às 10h30, e das vendas de novas moradias. Os EUA ainda irão divulgar a segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre e a ata do Fomc (comitê de política monetária do Fed), que sairá na parte da tarde, às 16h. Por fim, tem a divulgação dos estoques de petróleo bruto, que serão revelados pelo OE (departamento de energia do país).

Enquanto isso, na Europa, os investidores estão atentos para os dados sobre a economia na zona do euro e o avanço da pandemia. Além da Alemanha, que já vem considerando lockdowns parciais, a França já apresenta elevação no número de infectados pela Covid-19.

Em relação às commodities, o preço do barril do petróleo está próximo de sua estabilidade, acima dos US$ 82, mas ainda reporta bastante volatilidade, já que os Estados Unidos continuam anunciando o escoamento de suas reservas do óleo para tentar conter os preços. O minério de ferro segue em alta, refletindo a expectativa da retomada da produção pelas siderúrgicas chinesas.

No Brasil, o destaque continua para a leitura do relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do senador Fernando Bezerra sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, às 9h30. Na agenda econômica interna teremos a divulgação pela Receita Federal dos resultados da arrecadação de outubro, às 10h30, e o Tesouro informa o Relatório Mensal da Dívida Pública de outubro, às 14h30.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.