Tendo como pano de fundo uma tensão eleitoral crescente, os investidores têm pela frente uma agenda cheia nesta quinta-feira (27): serão divulgados a taxa de desemprego de setembro, a prévia do PIB dos EUA no terceiro trimestre e a nova taxa de juros da zona do euro, sem falar em balanços de peso, como Vale (VALE3), Ambev (ABEV3), Amazon (AMZO34) e Apple (AAPL34).
Ontem, o TSE rejeitou pedido de Jair Bolsonaro (PL) para que o tribunal eleitoral investigasse uma quantidade supostamente menor de inserções em rádios da campanha do candidato à reeleição. O ministro Alexandre de Moraes afirmou que as acusações são para “tumultuar o segundo turno”, e encaminhou o caso para o inquérito de milícias digitais que corre no STF.
A poucos dias das eleições, o mercado teme o que pode acontecer após o domingo, como a reação bolsonarista se o pleito confirmar o favoritismo de Lula. Ontem, apoiadores do presidente foram às redes para pedir o adiamento das eleições, e o próprio presidente Bolsonaro convocou comandantes militares para discutir o caso das rádios.
Desemprego e balanços
As eleições são o pano de fundo dos mercados nesta quinta, mas os investidores acompanham também dados de peso e uma bateria de resultados trimestrais relevantes ao longo do dia.
Logo mais, às 9h, o IBGE informa o desemprego de setembro, e a expectativa do mercado é que a taxa volte a recuar – em agosto, o percentual de desempregados estava em 8,9%. Às 9h30, é a vez do Banco Central informar sua nota de crédito, com o desempenho de empréstimos, juros e inadimplência no mês passado.
Leia mais:
Caged: Brasil cria 278 mil empregos formais em setembro, acima do esperado pelo mercado
As atenções estarão voltadas também para uma série de balanços que serão informados nesta quinta. Antes da abertura, Gol (GOLL4) e Ambev (ABEV3) informam seus resultados; após o fechamento, será a vez de Vale (VALE3), Suzano (SUZB3), Hypera (HYPE3) e Vamos (VAMO3).
Juros na Europa e PIB nos EUA
Lá fora, além dos resultados trimestrais da Amazon (AMZO34) e da Apple (AAPL34), os mercados acompanham a divulgação da nova taxa de juros da zona do euro, às 9h15, que será seguida por entrevista da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. A expectativa é que a taxa seja elevada em 0,75 ponto como resposta às pressões inflacionárias no bloco.
Às 9h30, os Estados Unidos informam a primeira prévia do PIB do terceiro trimestre, dado que pode mostrar até que ponto a atividade já é afetada pelo aumento de juros pelo Federal Reserve, o banco central americano.
Ontem, a informação de que o lucro da Meta/ Facebook (M1TA34) caiu pela metade no primeiro trimestre fez as ações da empresa desabarem mais de 20% no after market.
Por volta das 8h10, os índices futuros americanos operavam mistos: o Dow Jones subia 0,45%, o S&P 500 caía 0,06% e o Nasdaq perdia 0,62%. No mesmo horário, o índice europeu Euro Stoxx 50 estava em queda de 0,77%.