A CSN Mineração (CMIN3) e a CSN Energia concluíram a compra da Companhia Energética Chapecó, empresa que detém os direitos de exploração da usina hidrelétrica Quebra-Queixo.
A operação havia sido anunciada no início de julho e está dentro da estratégia da CSN de garantir o crescimento futuro da empresa, dada a projeção crescente de consumo de energia elétrica após aquisições recentes e projetos em desenvolvimento de médio e longo prazo.
A usina de Quebra-Queixo tem capacidade instalada de 120 megawatts (MW).
Esta foi a segunda aquisição da CSN no setor de energia neste ano. Em abril, a empresa já havia fechado um acordo para comprar empresas responsáveis pela operação de duas hidrelétricas – uma em Santa Catarina e outra no Mato Grosso.
A Santa Ana Energética é responsável pela exploração da hidrelétrica Santa Ana, em Santa Catarina. Já a Topázio Energética e sua controlada Brasil Central Energia operam a PCH Sacre II, em Mato Grosso.
A CSN é uma das maiores consumidoras industriais de energia elétrica do Brasil e, por causa disso, vem investindo desde 1999 em geração de energia elétrica para garantir baixo custo de produção de aço.
Atualmente, a energia gerada atende a necessidade total do grupo, segundo a companhia.