Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Cosan (CSAN3) compra 4,9% da Vale (VALE3), mas diz que quer mais – ações despencam

Por volta de 14h35, depois que a empresa anunciou a aquisição, as ações da companhia entraram em leilão na B3

Foto: Shutterstock

Em uma operação nem tão surpresa assim, já que a companhia investiu recentemente na compra do porto de São Luís (MA) justamente pensando em minério de ferro, a Cosan (CSAN3) informou que adquiriu 4,90% do total de ações ordinárias da Vale (VALE3), por meio de uma combinação de investimentos diretos e operação de derivativos.

Depois que a empresa enviou comunicado ao mercado, por volta de 14h35, as ações da Cosan entraram em leilão na B3 até às 15h02. Até esse horário, o papel da companhia recuava 3,67%. Passado o período de leilão, o recuo passou a ser maior, de mais de 6%.

Em comunicado, a empresa de Rubens Ometto explicou que esse movimento de compra de participação na Vale é “mais um passo na jornada de diversificação de portfólio da companhia, investindo em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva”.

Além dessa compra, a Cosan explicou que pretende aumentar essa fatia no futuro, mas que isso dependerá de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Até lá, a companhia ficará exposta a uma posição adicional somente financeira, de 1,6% do capital social da Vale.

A mineradora, vale ressaltar, até o anúncio da aquisição, era uma das que mais valorizavam no pregão, chegando a uma alta de mais de 4% pela manhã. Depois da notícia, porém, os papéis reduziram muito a alta, subindo 0,70%, com o mercado digerindo a notícia.

Hoje, às 19h, a Cosan vai realizar uma teleconferência com o mercado para explicar os detalhes em operação.

 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.