Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Compass, da Cosan (CSAN3), conclui compra da Sulgás

Imagem: Cosan Divulgacao

A Compass Gás & Energia concluiu a compra de 51% da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). A operação havia sido anunciada no segundo semestre de 2021 após a Compass, que é subsidiária da Cosan, vencer o leilão para a privatização da companhia gaúcha. O valor da compra à época do leilão era de R$ 928 milhões.

Na época, a transação foi bem avaliada por analistas. O BTG Pactual Digital ressaltou que a compra trazia muitos benefícios estratégicos para a Compass e, consequentemente, para a Cosan.

“A Compass já controla a Comgás, que distribui cerca de 1/4 do consumo de gás natural do Brasil. Agora com Gaspetro e Sulgás, a Compass terá algum nível de interferência e controle sobre 67% da distribuição de gás natural no Brasil. Para uma empresa cuja reivindicação inicial é usar inteligência para melhor negociar contratos longos e curtos de gás natural e alavancar o volume, isso parece ser um benefício enorme”, disse o banco em outubro.

A Sulgás é uma distribuidora de gás natural canalizado que era controlada pelo estado do Rio Grande do Sul. Ela opera com exclusividade esse serviço por meio do modelo de concessão com vigência até agosto de 2044. A rede de distribuição da companhia totaliza 1,4 mil quilômetros, atendendo a mais de 68 mil clientes em 42 municípios, com volume distribuído de 2 milhões de metros cúbicos por dia. 

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.