O Carrefour Brasil (CRFB3) registrou maior volume de vendas no quarto trimestre, mas custos com a operação BIG e despesas financeiras impactaram negativamente o lucro da empresa, que caiu 28,2%, para R$ 550 milhões. No ano, o lucro foi de R$ 1,8 bilhão, queda de 24% em relação a 2021.
As vendas líquidas cresceram 36,3%, para R$ 28,1 bilhões, no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2021. Na comparação anual, o crescimento foi de 32,4%, para R$ 97,3 bilhões.
O Atacadão, segmento de atacarejo do Carrefour, foi um dos principais destaques no quarto trimestre, com uma venda líquida de R$ 18,6 bilhões, 22,6% superior à igual trimestre de 2021.
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De acordo com a companhia, o Carrefour Brasil encerrou 2022 com ganhos de market share de 2,8 pontos percentuais (p.p.), incluindo a aquisição do Grupo BIG.
Além disso, a companhia registrou um Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,9 bilhão no quarto trimestre, 12,4% superior à igual período de 2021.
No entanto, a margem Ebitda teve uma queda de 1,5 p.p., para 7%, em relação ao quarto trimestre de 2021. O resultado anual da margem também foi abaixo com perda de 1 p.p. em relação ao ano de 2021.
O que achamos?
O resultado do Carrefour foi em linha com a expectativa do mercado, que já previa aumento da receita, mas custos e despesas financeiras maiores também.
No entanto, a companhia demonstrou capacidade em repassar o alto custo da inflação para os produtos. Isto porque a margem bruta cresceu 1,1 p.p. no quarto trimestre, para 21,7% e permaneceu estável no ano, em 20,2%.
Diante disso, é possível afirmar que o setor alimentício possui um caráter defensivo – ou seja, menos influenciado pelo contexto econômico. Uma vez que o Carrefour vende bens essenciais para o dia a dia, sofre menos com alterações na demanda por aumentos nos preços dos produtos.
Por mais que as despesas financeiras tenham reduzido o lucro do Carrefour, a empresa diminuiu a alavancagem financeira – a proporção da dívida em relação ao Ebitda. Isso traz maior segurança quanto à capacidade da companhia em honrar o pagamento das dívidas.
A alavancagem financeira no quarto trimestre foi de 1,2 vez, enquanto no terceiro trimestre de 2022 era de 2,2 vezes.
Além disso, é natural que haja maiores custos no curto prazo com a integração das operações BIG na estrutura do Carrefour – algo que deve render frutos no longo prazo.
Como as ações devem reagir?
Os resultados foram mistos, com uma queda expressiva no lucro anual, porém em linha com esperado pelo mercado.
Portanto, pode ser que não haja reação brusca nos preços dos papéis. É possível que as ações abram em leve alta no pregão desta terça-feira (14).
As ações do Carrefour estão estáveis no ano e apresentam queda de apenas 0,9%.