Carrefour (CRFB3) vende mais no 4º tri, mas lucro cai com despesas maiores – entenda

No período, o lucro da companhia totalizou R$ 550 milhões, uma queda de quase 30% na base anual

Foto: Shutterstock/rafapress

O Carrefour Brasil (CRFB3) teve um quarto trimestre de 2022 misto, como amplamente esperado pelo mercado, com aumento das vendas líquidas, mas nova redução do lucro ajustado diante do aumento das despesas.

De um lado, a companhia apresentou aumento de 36,3% nas vendas líquidas em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 28,1 bilhões. Já as vendas brutas somaram R$ 31,5 bilhões, alta de 38,2% na mesma base de comparação.

No período, o destaque ficou com o aumento das vendas do segmento de atacarejo, representado pelo Atacadão, que subiu 22,6% na base anual, para R$ 18,6 bilhões.

Mesmo assim, o lucro líquido da empresa retraiu 28,2% ante o último trimestre de 2021, com saldo de R$ 550 milhões, um movimento já observado nos dados publicados ao longo dos trimestres anteriores de 2022.

O desempenho teve forte impacto do aumento das despesas financeiras em meio aos juros altos e a incorporação da rede BIG. Entre outubro e dezembro de 2022, as despesas do Carrefour cresceram 64,9%, fechando o trimestre com gasto de R$ 4,15 bilhões.

O resultado contrastou com as projeções dos analistas consultados pela Agência TradeMap. O BTG Pactual previa lucro melhor, na ordem de R$ 743 milhões. Na outra ponta, Itaú BBA estimava R$ 487 milhões, e a Genial Investimentos foi surpreendida positivamente ao esperar lucro de R$ 403 milhões.

Margem Ebitda cai na comparação anual

Como já era esperado pelo mercado, a margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) retraiu no último trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, com o aumento dos custos das operações do BIG corroendo a margem.

O indicador retraiu 1,5 p.p (ponto percentual). Tirando as operações do BIG, a margem Ebitida ajustada teria registrado aumento de 0,4 p.p.

O Ebitda ajustado foi de R$ 1,97 bilhão, aumento de 12,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

“O desempenho foi impulsionado pela sólida rentabilidade do Cash & Carry e melhores margens no Carrefour Varejo e no Banco. O Sam’s Club também deu uma contribuição importante com uma forte margem Ebitda Ajustada de 7,7% no 4T”, informou o Carrefour.

No quarto trimestre, o Banco Carrefour teve aumento de 9,1% no faturamento bruto, para R$ 14,5 bilhões, impulsionado pelo desempenho do cartão Carrefour (+7,2%) e do cartão Atacadão (+ 9,9%).

BIG

Apesar do peso da rede BIG nos custos da empresa, o Carrefour reiterou o guidance de sinergia na ordem de R$ 2 bilhões até o ano de 2025 com as novas operações.

A expectativa é que ao fim das conversões, a rede some 70 unidades do Atacadão, 47 lojas Carrefour e 7 unidades do Sam’s Club.

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