Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

BTG Pactual recomenda surfar onda do petróleo com PetroRio (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3)

Banco vê que cenário de aumento do preço das commodities pode beneficiar petroleiras. O BTG recomenda compra das ações das duas empresas

Foto: Shutterstock

A PetroRio (PRIO3) e a 3R Petroleum (RRRP3) são boas opções para quem quer tentar surfar a onda de valorização recente dos preços do petróleo. A avaliação é do BTG Pactual em relatório divulgado nesta quarta-feira (9), no qual analisa os dados de produção das duas companhias em fevereiro.

Leia mais:
3R Petroleum (RRRP3) e PetroRio (PRIO3) têm alta na produção mensal; a da Dommo (DMMO3) cai

No caso da PetroRio, o banco acredita que os dados operacionais trazem sinais positivos para a companhia em 2022. 

“Vemos a empresa como uma das melhores opções em nossa cobertura para aproveitar o momento do preço do petróleo, alinhando o crescimento da produção e as oportunidades inorgânicas”, afirma o BTG, em relatório.

Eles avaliam que desde dezembro a PetroRio acumula bons níveis de crescimento na produção, reforçando sua tendência de alta para o ano e melhor eficiência operacional. “Vemos assim finalmente a empresa operar no que acreditamos ser um nível de produção mais normalizado”, afirma o BTG.

A PetroRio aumentou sua produção em fevereiro no comparativo anual. A empresa passou de 29.891 barris de óleo equivalente em fevereiro de 2021 para 35.671 no mesmo mês em 2022, expansão de 19%.

Fonte: PetroRio
Fonte: PetroRio

O resultado veio um pouco acima do apresentado em janeiro de 2022. No primeiro mês do ano, a empresa registrou uma produção média de 34.897 barris por dia.

Os campos de Polvo e Tubarão Martelo (TBMT), localizados na Bacia de Campos, foram os principais responsáveis pelo desempenho da empresa, produzindo a média total de de 18.019 boe por dia, 50% do total.

“A leve queda do Campo de Frade não deve ser uma preocupação para os investidores, pois continua apresentando uma produção estável. A empresa também divulgou que espera iniciar a primeira fase da campanha de revitalização nas próximas semanas, o que consideramos importante para o crescimento adicional da produção”, complementa o BTG.

O banco também destaca que as 1,8 milhão de vendas de barris em fevereiro já representam 90% dos números do primeiro trimestre de 2021.

3R Petroleum

A 3R Petroleum registrou uma produção média diária total de 9.176 barris de óleo equivalente por dia (boed) em fevereiro. O número é 67% maior que o anotado no mesmo mês de 2021, quando a empresa obteve uma média de 5.466 boed.

“Mantemos a 3R como nossa principal escolha do setor para 2022, pois continuamos a ver uma recompensa de risco atraente para surfar o momento do preço do petróleo”, escrevem os analistas do BTG Pactual.

O crescimento foi impulsionado pela produção de novos polos adquiridos pela 3R no ano passado. Nos resultados de fevereiro de 2021, a empresa contava apenas com os desempenhos do Polo Macau, localizado na Bacia Potiguar, e do Polo Pescada & Arabaiana, no Rio Grande do Norte. Atualmente, além destes, possui os polos de Rio Ventura, na Bahia, e Areia Branca, no estado potiguar.

“Depois de apresentar bons números para janeiro, os dados operacionais da empresa para fevereiro foram outra surpresa positiva para nós”, comenta o BTG.

A companhia teve aumento de produção também em relação ao mês de janeiro deste ano, quando extraiu em média 8.900 boed. Vale ressaltar que as duas médias mensais registradas até agora em 2022 são maiores que as observadas em todos os trimestres de 2021.

Fonte: 3R Petroleum
Fonte: 3R Petroleum

O Polo Macau foi o principal responsável pelo resultado, com uma produção média diária de 7.185 barris, cerca de 78% do total registrado pela companhia.

Segundo o BTG, as instalações já estão produzindo 63% a mais do que no último mês operado pela Petrobras (PETR4), e analisa como “um bom sinal da capacidade de revitalização da empresa.” 

“2022 começou muito bem para a 3R Petroleum. Vemos espaço para mais crescimento na produção uma vez que a produção atual é resultado dos frutos baixos deixados pelo Petrobras. Esperamos que a empresa inicie em breve campanhas de revitalização mais sofisticadas, o que impulsionará a produção ao longo do ano”, finaliza o banco BTG.

Petróleo e ações das duas empresas caem hoje

Os preços do petróleo tipo Brent – que serve como referência para o mercado internacional – caíam 13,5% nesta quarta-feira (9), depois de passarem dias em uma alta quase ininterrupta por receios de que sanções econômicas à Rússia pudessem aumentar a escassez da commodity.

O país foi alvo de medidas dos Estados Unidos e da Europa que dificultam o comércio dos russos com o exterior depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia na última semana de fevereiro. Ontem, o presidente americano, Joe Biden, aprofundou as sanções contra o país aplicando um embargo às exportações de petróleo russo.

Os preços do petróleo chegaram a operar acima de US$ 130 por barril na terça-feira após o anúncio, mas logo em seguida perderam força por notícias sobre uma possível saída diplomática para o conflito.

Primeiro, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país pode desistir de uma possível adesão à aliança militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – aparentemente cedendo a uma das exigências da Rússia para encerrar a guerra.

Depois, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a nação busca uma saída pacífica da guerra por meio de negociações, e negou qualquer intenção de derrubar o governo ucraniano.

As ações da PetroRio e da 3R Petroleum respondiam à queda nos preços do petróleo, registrando as duas maiores quedas dentre os componentes do índice Ibovespa nesta quarta-feira (9 ). Por volta das 17h (de Brasília), a PetroRio caía 7,30%, enquanto a 3R Petroleum perdia 5,74%.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.