Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

BRF (BRFS3) lidera quedas do Ibovespa após governo pedir recall de produtos

Mapa determinou o recolhimento, em todo o Brasil, de petiscos caninos da marca Balance, marca da BRF Pet

Foto: Shutterstock

(Esta matéria foi alterada às 13h20 do dia 25/10/2022 para corrigir a informação relativa ao número de lotes recolhidos e para trocar a informação de que a Balance é uma subsidiária da BRF. A empresa é uma marca da BRF Pet).

Em um dia de sessão volátil no Ibovespa, o setor de frigoríficos chama a atenção do investidor que olha para as principais baixas do dia na plataforma do TradeMap.

BRF (BRFS3) liderava as perdas com um recuo de 9,14%, seguido por Minerva (BEEF3) caindo 4,56%. A primeira já acumula uma queda de mais de 16% desde segunda.

Para Nicolas Farto, especialista em renda variável da Renova Invest, a queda está relacionada a um pedido de recall de produtos de uma empresa da BRF Pet.

Na sexta-feira (21), o Mapa (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) determinou o recolhimento, em todo o Brasil, de petiscos caninos da marca Balance, marca da BRF Pet, uma subsidiária da BRF.

Segundo um comunicado publicado no site do Ministério, a medida foi tomada após o Mapa receber oficialmente o comunicado de recall voluntário de três lotes de petiscos caninos da marca.

Tudo começou quando foram detectados três lotes do aditivo alimentar propilenoglicol contaminados com monoetilenoglicol, composto químico tóxico, nos produtos da empresa.

Em setembro, a Balance já havia anunciado o recolhimento de lotes do produto Snack Dental, também por contaminação de etilenoglicol.

Os analistas da Terra Investimentos Régis Chinchilla e Luis Novaes destacam que desde o balanço do último trimestre, quando a empresa mostrou recuo nos indicadores financeiros, a perspectiva do mercado é que os próximos resultados não sejam tão diferentes, já que para além das altas despesas financeiras, o setor de alimentos processados está pressionado nos últimos meses.

“A decisão sobre o recall também é ruim para a companhia, apesar de estar numa escala menor pode gerar impactos na imagem da subsidiária, penalizando o segmento pets que é alvo de investimento pela BRF e está se tornando mais relevante para o resultado”, comentam.

Para além disso, Farto, da Renova Invest, vê que a reeleição de Xi Jinping como líder do Partido Comunista Chinês traz dúvidas acerca das políticas econômicas futuras do gigante asiático, o que pode impactar empresas exportadoras como os frigoríficos.

“Existe um ‘medo’ do mercado em relação aos poderes do Xi Jinping: até que ponto o governo será mais ideológico e até que ponto mais pragmático na economia?”, comenta o especialista. 

Minerva anunciou investimento

A Minerva, segundo frigorífico que mais recuava no dia, anunciou na noite de segunda-feira (24) um investimento minoritário na Liv Up, foodtech dedicada a oferecer refeições saudáveis prontas e congeladas. A empresa pagará US$ 5 milhões pela parte no negócio.

De acordo com a compradora, a Liv Up está espalhada em mais de 40 cidades e atende mais de 350 mil clientes. A companhia afirmou ainda que pretende utilizar essa base para “acelerar a expansão dos canais comerciais da foodtech”.

Este não é o primeiro movimento da Minerva em companhias do gênero. Anteriormente, realizou aportes na Clara Foods, Shopper, Traive e em uma joint venture com a Amyris.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.