Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Braskem: produção de eteno cai 8% no 3º trimestre, a 751,2 mil toneladas

No acumulado do ano, petroquímica atingiu o nível de 2,223 milhões de toneladas de eteno

Foto: Braskem/Divulgação

A Braskem informou que a produção de eteno atingiu a marca de 751,2 mil toneladas durante o terceiro trimestre de 2021, o que representa uma queda de 8% em comparação aos meses de julho a setembro do ano passado, quando havia reportado 817,8 mil toneladas. Os dados fazem parte do relatório de produção e vendas da companhia.

No acumulado do ano, a empresa somou 2,223 milhões de toneladas de eteno, número praticamente em linha com o reportado nos nove primeiros meses de 2020.

Já a produção de polipropileno (PP) nos Estados Unidos avançou 22% no comparativo anual, de 390,7 mil toneladas para 477 mil toneladas no terceiro trimestre deste ano. Entre janeiro e setembro, a petroquímica acumula uma produção de 1,358 milhão de toneladas, crescimento de 22% frente ao mesmo intervalo de 2020.

Na Europa, a produção de PP somou 145 mil toneladas no trimestre encerrado em setembro, expansão de 6% na base anual. Já no acumulado deste ano, a Braskem totaliza 438,5 mil toneladas de polipropileno, alta de 9% ante os primeiros nove meses do ano passado.

No relatório, a companhia apontou que as vendas de resina caíram cerca de 17% no terceiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, a 879,8 mil toneladas.

Segundo a Braskem, a queda no volume de vendas ocorreu em função, principalmente, da normalização da demanda de resinas no mercado brasileira e também pela menor disponibilidade do produto.

Quanto às exportações de resinas, houve queda anual de 10%, a 225,4 mil toneladas. A petroquímica associa o recuo às restrições logísticas para exportação, além de menores oportunidades de mercado.

Vale lembrar que a companhia divulgará seu balanço do terceiro trimestre no dia 9 de novembro, após o fechamento do mercado. Confira aqui o calendário completo.

No pregão desta segunda-feira, 25, os papéis da Braskem (BRKM5) apresentam alta, em dia de recuperação para o Ibovespa. Por volta das 14h30, as ações subiam 2,08%, cotadas a R$ 26,01. Em um ano, os ativos acumulam ganhos de quase 130%.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.