Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Bolsas internacionais sobem à espera de declarações do presidente do Federal Reserve

As bolsas internacionais operam em alta, com investidores voltando ao mercado depois de perdas sequenciais dos principais índices acionários neste início de ano. O evento do dia no exterior será a sabatina do presidente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, por uma comissão do Senado americano, às 12h (de Brasília).

A expectativa é de que ele fale sobre como a instituição pretende combater a inflação por meio da alta dos juros e da redução dos estímulos à economia nos próximos meses. A sinalização de que o banco central americano adotaria estas medidas enviou uma onda negativa sobre os mercados mundiais nos últimos dias.

O S&P 500, um dos principais índices acionários dos Estados Unidos, caiu ontem pelo quinto pregão consecutivo, algo que não acontecia desde setembro, e o Nasdaq Composto, outro destes índices, opera no menor nível desde outubro do ano passado por preocupações sobre os efeitos que as medidas do Federal Reserve – o banco central americano – terão sobre as companhias.

 A queda nos preços das ações, porém, está atraindo compradores. Ontem, o Nasdaq Composto, que reúne principalmente empresas do setor de tecnologia, chegou a cair cerca de 2% ao longo do pregão, mas fechou praticamente estável. Hoje, por volta das 9h45, os contratos futuros destes índices e do índice Dow Jones sobem de 0,2% a 0,4%.

Na Europa, a situação era semelhante. O índice Euro Stoxx, que reúne as ações de grandes empresas da zona do euro e ontem fechou no menor nível em quase três semanas, está em alta de 1,2%.

Além disso, investidores aguardam novos dados sobre a inflação nos Estados Unidos. que serão divulgados na quarta-feira. A nova onda de Covid também impacta o mercado. A China suspendeu alguns voos vindos dos Estados Unidos, após o país registrar cerca de 1,5 milhão de novos casos de Covid-19.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.