Os mercados gringos operam em alta na manhã desta quinta-feira (26), com os investidores aguardando a divulgação do PIB dos Estados Unidos no quarto trimestre do ano passado, balanços de companhias aéreas americanas e pedidos de auxílio-desemprego.
A expectativa é que os dados ajudem os investidores a determinarem como está o andamento da maior economia do mundo, ao mesmo tempo em que calibram apostas para a taxa de juros final nos EUA, além de olhar com atenção se há sinais de uma recessão pela frente.
O dado será divulgado pelo escritório de estatísticas do Departamento do Comércio (BEA) às 10h30, e analistas de mercado esperam um crescimento de 2,6% no ano passado.
Na semana que vem, o Federal Reserve, banco central americano, se reúne para decidir a nova taxa americana, e a expectativa é de uma nova redução no passo, agora para 0,25 ponto percentual.
Leia mais:
Hoje, o mercado ainda está de olho no número atualizado de pedidos de auxílio desemprego, que será informado às 10h30. Os investidores ainda acompanham balanços de empresas aéreas como JetBlue e American Airlines.
Por volta das 8h, os índices futuros americanos subiam: o Dow Jones avançava 0,07%, o S&P 500 subia 0,25% e o Nasdaq operava em alta de 0,60%. O índice europeu EuroStoxx 50 era negociado em alta de 0,62%.
Dólar em queda
Por aqui, a dúvida é se a moeda americana continuará caindo hoje e nos próximos dias. Ontem, o real teve a melhor performance entre as divisas emergentes em relação ao dólar, e fechou o dia em queda de 1,22%, a R$ 5,08. Os juros futuros também caíram, o que permitiu ao Ibovespa fechar a quarta-feira acima dos 114 mil pontos, com alta de 1,10%.
Saiba mais:
Às 9h30, o Banco Central divulga a nota de transações externas do Brasil com outros países em dezembro. O mercado está de olho ainda na temporada de balanços do quarto trimestre, que começa nesta quinta com a divulgação do balanço da Cielo (CIEL3) após o fechamento.