Acompanhando a alta dos mercados americanos que ficaram fechados na segunda-feira (20), o Ibovespa sobe nesta terça-feira. Entre as que registram as maiores valorizações, está a WEG (WEGE3), que ampliava os ganhos de segunda e avançavando 4,77% no pregão, às 13h25. Na sequência vinha Embraer (EMBR3), que tinha elevação de 3,09%, Totvs (TOTS3), que crescia 4,70, e Locaweb (LWSA3), avançava 3,42%.
No mesmo horário, o principal índice da B3 ganhava 0,15% e operava aos 99.975 pontos. André Luzbel, head de renda variável da SVN Investimentos, vê o indicador se recuperando das perdas fortes da semana passada. Até a última sexta-feira (17), o índice caiu em nove dos dez pregões anteriores, e acumulou uma desvalorização de quase 13%.
“Tivemos um reflexo negativo na última semana com o que está acontecendo lá fora: diversos países, que estão em momentos diferentes da sua política monetária, definindo o futuro dos juros. Isso tem dado o tom do mercado”, diz Luzbel.
No caso das maiores altas, Leonardo Piovesan, analista da Quantzed, vê a WEG se beneficiando de dois relatórios recentes que recomendam a compra das ações, um da XP e outro do BTG. A corretora XP classificou a empresa do setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas como um “raro alinhamento de crescimento e retorno”.
Ademais, diante do desempenho fraco das ações no acumulado do ano, com queda de 30% – ante perdas de 5% do Ibovespa -, a XP diz ser um bom momento para entrar no papel, visto que o preço da ação não reflete as fortes perspectivas de crescimento da WEG.
Enquanto isso, o BTG aposta em uma alta de 75% nos papéis até o final do ano. Para o banco, a queda também traz uma oportunidade de compra da ação. A indicação de compra acontece por duas razões: o momento de alta volatilidade nas bolsas globais e a solidez de geração de resultados da WEG, ressalta.
Já no caso da Embraer, Piovesan, da Quantzed, vê a alta repercutindo a notícia de que a Japan Airlines pretende substituir sua frota de aviões regionais do tipo 767 por versões mais modernas.
Para Luzbel, da SVN Investimentos, a subida da Vale (VALE3) também ajuda o índice, por ser a empresa com maior relevância no índice — 15,56% de todos papéis negociados, de acordo com a B3. A companhia crescia 2,05% nesta terça, recuperando a queda do pregão de segunda.
⇨ Acompanhe as notícias de mais de 30 sites jornalísticos de graça! Inscreva-se no TradeMap!
Quedas do pregão
Na ponta negativa, Cogna (COGN3) recuava 4,76%, Yduqs (YDUQ3) perdia 3,74% e Magazine Luiza (MGLU3) apontava 2,33% negativos. No caso da última, o movimento é contrário aos ganhos de segunda, quando a empresa teve alta de 8,40% e foi uma das maiores altas do pregão.
O imbróglio político envolvendo a Petrobras (PETR4) segue fazendo preço nos papéis da petrolífera. As ações preferenciais caíam 1% e as ordinárias operavam em queda de 0,40% na medida em que os investidores monitoram possíveis novas interferências vindas do governo federal na estatal.
Na visão de Frederico Nobre, líder da área de análise da Warren, a semana tende a ser “conturbada” para a petrolífera. “O governo federal realmente está decidido a colocar um fim nessa história, pois esse fator (o aumento nos preços) está sendo a principal ‘pedra no sapato’ do presidente Bolsonaro para a reeleição”, avalia.
Veja mais:
Por que a Petrobras (PETR4) terá pelo menos mais quatro meses de turbulência; é hora de comprar?
Cenário externo
Lá fora, os principais índices acionários operam numa alta conjunta após o feriado nos EUA fechar Wall Street na segunda. Os temores de recessão ainda continuam forte por lá, mas deram uma arrefecida após o presidente Joe Biden comentar que “uma recessão americana não é inevitável”.
Além disso, o presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, afirmou que, apesar dos riscos, a economia americana deverá continuar em expansão ao longo de 2022. Agora, o mercado aguarda o pronunciamento do presidente do Fed (o banco central americano), Jerome Powell, no senado na quarta (22).
Na Europa, a presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, reforçou que a instituição tem planos de aumentar as taxas de juros duas vezes entre julho e setembro no continente.
Veja a performance das principais bolsas externas nesta tarde:
Dow Jones/EUA: +1,70
S&P 500/EUA: +2,31%
Nasdaq/EUA: +2,83%
Euro Stoxx 50/Zona do Euro: +0,35%
DAX/Alemanha: +0.20%
FTSE 100/Reino Unido: +0,42%