Yellen afirma que a inflação nos EUA será temporária

A secretária do Tesouro acredita que este movimento passageiro da inflação esteja ligado ao processo de reabertura econômica

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellenafirmou nesta quinta-feira, 27, que a economia do país está se recuperando bem da crise gerada pela pandemia de covid-19 e que a inflação será temporária. 

Segundo Yellen, a inflação seguirá nos próximos mesesmas, caso seja necessário, a Casa Branca, o Congresso e o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possuem as ferramentas necessárias para combatê-la. 

“Não acredito que a inflação permanecerá elevada, vejo esse comportamento como transitório e ligado ao processo de reabertura econômica”, destacou a secretária. 

Além disso, a secretária afirmou também que velocidade e a força da recuperação são dependentes de um Tesouro completamente financiado. 

Apesar do crescimento do portfólio do Tesouro, Janet acredita que o orçamento anual não aumentou em conjunto“Não podemos continuar sendo bons administradores dessa recuperação com um orçamento que foi projetado para 2010″, destacou. 

De acordo com o calendário, a Casa Branca deve divulgar o novo orçamento do atual governo nesta sexta-feira, 28. 

Yellen também falou a respeito da situação do mercado de trabalho dos Estados Unidos, assegurando que, apesar da recuperação de vagas, ainda há ociosidade. Em abril, foram geradas 266 mil vagas e a taxa de desemprego chegou a 6,1%. 

“Nos últimos meses tivemos a recuperação de empregos, mas ainda estamos 8 milhões de vagas abaixo dos níveis anteriores à pandemia”, disse ela. 

 Foto: Getty Images

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.