Setor de serviços avança 1,8% em setembro, aponta IBGE

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje pelo IBGE

O volume de serviços prestados cresceu 1,8% em setembro na comparação com agosto, na série com ajuste sazonal, segundos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

→ Invista no que nunca perde valor: conhecimento! Inscreva-se no Desafio Investidor Fundamentado, com a Helô Cruz (CFA) – e sem pagar por nada!

Apesar de mostrar crescimento no período, o ganho acumulado de 13,4%, no entanto, ainda é insuficiente para compensar as perdas de 19,8% acumuladas de fevereiro a maio.

Assim, o volume de serviços ainda se encontra 18,3% abaixo do recorde histórico, de acordo com o IBGE.

O resultado veio levemente acima do consenso do mercado, que esperava por uma alta de 1,60% para o setor.

Na passagem de agosto para setembro, quatro das cinco atividades pesquisadas cresceram. Apenas serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) tiveram resultado negativo, eliminando pequena parte do ganho de 5,8% no período de junho a agosto.

Já o setor de outros serviços, que alcançou 4,8% na comparação com o mês anterior, e 6,1% no acumulado do ano, foi o único a superar o nível pré-pandemia.

“Outros serviços alcançaram o maior patamar desde outubro de 2014, refletindo a alta nos serviços financeiros e auxiliares. As empresas nesse segmento vêm obtendo incrementos de receita desde o segundo semestre de 2018 em função da redução consistente da taxa Selic, que reduziu os ganhos com a poupança e levou os agentes econômicos a buscarem alternativas mais atraentes de investimentos, sejam de renda fixa ou variável”, destaca Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

banner curso helo 4

Foto: Unsplash

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.