O primeiro vencimento de opções sobre ações acontece nesta sexta-feira, 21, após mudanças anunciadas pela B3 em abril deste ano.
A partir de maio, a data limite de negociação passou a ser a terceira sexta-feira do mês de vencimento. Dessa forma, a alteração encaixou com a data de vencimento com o mercado internacional.
Além disso, o horário também passou por ajustes. No modelo antigo, o exercício ocorria até às 13h, enquanto que, com a nova metodologia, o exercício ocorre após o pregão regular, com 30 minutos de after market.
Outro ponto importante é que o último dia de negociação das opções não será mais o pregão anterior ao vencimento, mas sim na data em que os derivativos vencem.
Já o preço de referência, em que a cotação era feita durante o pregão regular, passou a ser com base no call de fechamento. Para a B3, esta mudança possibilita maior concentração de liquidez e preço mais robusto.
Por último, outra mudança relevante é o contrary exercise, que é uma funcionalidade que permite ao titular de uma opção solicitar o bloqueio do exercício automático para os derivativos dentro do dinheiro ou o exercício de forma automática para os contratos fora do dinheiro.
“Ambas as solicitações podem ser realizadas desde que o preço de exercício esteja dentro do túnel de preço, tendo o preço de referência do ativo-objeto como centro do túnel”, informou a B3 em nota.
O que são opções?
As opções são um tipo de investimento que garante ao investidor o direito de comprar ou vender um determinado ativo em uma data futura por um preço preestabelecido.
Essa modalidade tem a proposta de minimizar os riscos de oscilação do papel.
Foto: Rafael Von Zuben/B3