PIB do G-20 tem um crescimento de 2,1% no 4º tri

Apesar da taxa positiva, OCDE diz que o crescimento está desacelerado em relação ao trimestre anterior

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta segunda-feira, 15, o relatório sobre o PIB e desempenho do G-20, que se mostraram inferiores ao terceiro trimestre de 2020. 

G20 é o nome dado ao grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, integrando tanto países desenvolvidos como países emergentes. 

Seu Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,1% no último trimestre de 2020. 

Apesar do percentual positivo, a OCDE destaca que tal performance foi muito inferior ao que foi mostrado nos três meses anteriores, quando cresceu 7,8% ante o segundo trimestre, o que mostra uma certa desaceleração do ritmo de crescimento. 

Entre os participantes do G-20, a Índia manteve o maior percentual de expansão nos últimos três meses do ano, de 7,9%. No trimestre passado, o país havia saltado 23,7%. 

Por outro lado, os PIBs da Itália e da França sofreram contração no quarto trimestre, recuando 1,9% e 1,4%, respectivamente. 

 Já o Reino Unido ocupou a posição de maior tombo anual dentre os membros do grupo, com queda de 9,9%. 

Em vista disso, o PIB anual do G-20 mostrou retração de 3,3%. 

Foto: Getty Images

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 25 de abril

Nesta sexta-feira (25), o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 07:00

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.