Após encerrar o procedimento de bookbuilding, a PetroRecôncavo precificou sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) a R$ 14,75 por cada ativo, de acordo com o prospecto definitivo enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última terça-feira, 4.
No entanto, assim como outras recém-chegadas à B3, o preço por ação ficou abaixo da faixa estipulada pelos coordenadores da oferta, que variava de R$ 15,50 a R$ 19,50. Em meio à volatilidade do mercado, essa foi uma alternativa de continuar com o processo de abertura de capital na bolsa brasileira sem ter que suspender a operação.
Com isso, a petrolífera movimentou R$ 1,1 bilhão, com a venda de 70 milhões de ações ordinárias. O IPO consistiu exclusivamente de uma tranche primária, o que significa que todo dinheiro levantado vai direto para o caixa da empresa.
Em nota, a companhia afirma que os recursos provenientes da oferta serão destinados para:
- Pagamento das aquisições de ativos da Petrobras realizadas e em curso (66%)
- Potencial aquisição de ativos da Petrobras (24%)
- Aumento da posição de caixa (10%)
As ações da PetroRecôncavo passam a ser negociadas no Novo Mercado da B3 a partir desta quarta-feira, 5, sob o ticker RECV3, com liquidação dos papéis marcado para o dia 6 de maio.
Os coordenadores da operação foram Itaú BBA (líder), Morgan Stanley, Goldman Sachs e Safra.
Sobre a PetroRecôncavo
A PetroRecôncavo é uma operadora independente de petróleo e gás e uma das líderes na sua área de atuação no mercado nacional.
Há mais de 20 anos no mercado, a companhia é especializada na operação, desenvolvimento e revitalização de campos maduros em bacias terrestres de óleo e gás (onshore). Para a petrolífera, a companhia tem um histórico e escala sem comparáveis neste segmento da indústria no país.
A receita líquida da PetroRecôncavo atingiu R$ 787,7 milhões no acumulado do ano passado, enquanto o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) subiu mais de 200% na mesma base de comparação, para R$ 474,4 milhões. Contudo, mesmo com esses números, a companhia encerrou 2020 com um prejuízo líquido de R$ 81 milhões.
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O que é bookbuilding?
De um modo resumido, o bookbuilding é o processo em que o coordenador da oferta estuda e avalia, em conjunto com os investidores, como seria a demanda de seus ativos no mercado.
Dessa forma, a empresa que pretende abrir capital ou fazer novas ofertas deve saber qual a intenção de compra dos acionistas e chegar a um preço razoável para o IPO ou novas ofertas (follow on). Leia mais.
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