O que é bookbuilding?

Bookbuilding

O mercado de capitais possibilita que empresas possam negociar parte de seu capital em bolsas de valores. Dessa forma, a companhia pode arrecadar dinheiro para ampliar seus segmentos e negócios. Há um bom tempo, esse recurso é utilizado em vários países e tem ganhado cada vez mais destaque no ramo financeiro.

Saiba mais em “O que é a Bolsa de Valores e como funciona?

Mas para que uma empresa comece a operar em bolsa é necessário precificar o valor de cada papel que vai ser negociado na oferta pública inicial (IPO, em inglês). Até este passo, a companhia deve estudar e estruturar a definição do preço de suas ações, por meio de pesquisas e levantamentos da opinião geral do mercado.

De um modo resumido, o bookbuilding é o processo em que o coordenador da oferta estuda e avalia, em conjunto com os investidores, como seria a demanda de seus ativos no mercado. Dessa forma, a empresa que pretende abrir capital deve saber qual a intenção de compra dos acionistas e chegar a um preço razoável para o IPO ou oferta secundária de ações.

Etapas

Esse procedimento demanda um tempo de, aproximadamente, dez dias, para que definam um valor de compra adequado ao esperado. Além do mais, existe todo um processo voltado à pesquisa e ao levantamento de dados, até chegar à precificação. (Veja mais no infográfico)

Infográfico desenvolvido por TradeMap
Exemplo

Caso uma empresa decida vender parte de seu capital social, o coordenador da oferta determina um valor inicial com variação. Exemplo: entre R$ 10 e R$ 15. Após isso, o próximo passo é levantar o interesse de compra dos investidores no mercado em geral. Se por acaso o valor esperado não for atingido, a melhor solução da companhia é baixar o preço, de forma que atraia mais acionistas para comprar seus papéis e, assim, chegar ao valor estipulado.

Renda variável x Renda fixa

O processo de bookbuilding também vale para títulos de renda fixa, como debêntures, Eurobonds e bônus globais. Assim como em ações, a lógica é a mesma: pesquisar uma taxa de juros em que a quantidade de papéis oferecidos pode ser vendida de forma que seja proporcional ao esperado pela companhia.

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) oferece o e-Bookbuilding, um modelo digital da ferramenta de apuração de intenção de compra das ações e outros títulos.

Escrever um comentário