Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Minério de ferro salta na China e papéis de siderúrgicas saltam no pregão

Reguladores da cidade de Tangshan avaliam diminuir as retrições na fundição do ferro.

Os contratos futuros do minério de ferro na China saltaram mais de 7%, superando os US$ 200 a tonelada, nesta terça-feira, 01, depois que o polo siderúrgico de Tangshan, na China, indicou que pode aliviar as exigências à produção em usinas. 

Reguladores do governo de Tangshan realizaram um debate na segunda-feira, 31, em que avaliaram diminuir os níveis de restrições à produção de algumas usinas que terminaram modernizações para reduzir emissões para enfrentar o aumento dos preços do aço, segundo o portal estatal Securities Times. 

Seria uma grande mudança em relação aos planos anunciados em março para reduzir a produção de algumas usinas ao longo de 2021. Autoridades haviam exigido que produtores locais cortassem a produção do aço em  30% a 50% em março, para melhorar a qualidade do ar. 

A medida gerou preocupações com a oferta, uma vez que a cidade responde por mais de 13% da produção de aço bruto chinesa. Mas uma fonte da indústria disse à Reuters que o plano está em discussão e ainda não foi aprovado.

O mercado de ferrosos bateu recordes na primeira quinzena de maio com a aceleração da recuperação econômica global, o que impulsionou a demanda. 

Desde então, os preços perderam força com os esforços da China para limitar o aumento dos preços das commodities, com alvo em especuladores e investidores que compram grandes volumes de um ativo.

A China tem frequentemente reiterado seu compromisso de limitar a produção de aço em relação ao recorde do ano passado, de mais de 1 bilhão de toneladas, com o objetivo de reduzir a poluição em uma de suas indústrias mais poluentes. 

Cotação em tempo real 

Com a notícia da diminuição das restrições, o bloco de siderúrgicas avança na bolsa de valores, com destaque para a Companhia Siderúrgica Nacional, que avançava 3,18%, cotada a R$ 46,35, às 11:50. 

2021 06 01 sid met

Já os papéis da Vale (VALE3) estão em queda no pregão. Acompanhe em tempo real pelo TradeMap Web

*com informações da Reuters 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.