Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

IPCA apresenta queda de 0,38% em maio, informa IBGE

[vc_column width=”1/1″][vc_column_text css=”.vc_custom_1580925754915{padding-right: 13% !important;padding-left: 13% !important;}”]

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, caiu 0,38% em maio, depois de já ter registrado um recuo de 0,31% no mês anterior. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o órgão, essa é a menor variação mensal reportada desde agosto de 1998, quando houve uma queda de 0,51%.

Em 2020, o IPCA acumula queda de 0,16%. Já nos últimos doze meses, o índice passou a acumular alta de 1,88%, abaixo dos 2,40% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Contudo, a meta do governo para este ano é de 4%.

De acordo com o IBGE, o maior impacto negativo para o índice veio do grupo de transportes, com queda de 1,9%, puxado principalmente pelo recuo nos preços dos combustíveis (-4,56%).

“A gasolina é o principal subitem em termos de peso dentro do IPCA e, caindo 4,35%, acabou puxando o resultado dos transportes para baixo, assim como as passagens aéreas, que tiveram uma queda de 27,14% e foram a segunda maior contribuição negativa no IPCA de maio”, afirmou o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Para ler o relatório completo sobre o IPCA de maio, clique aqui.

Foto: Pixabay

[/vc_column_text][/vc_column]

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.