Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa fecha positivo, Arthur Lira sinaliza mudanças na reforma tributária, variante delta preocupa mercados e o que mais você precisa saber

Depois de fechar uma semana com o saldo 0,90% negativo, o Ibovespa abriu uma nova semana no positivo.  

Nesta segunda-feira, 28, o índice fechou levemente em alta, subindo 0,14% e firmando em 127.429 pontos.  

A maior parte do dia o IBOV permaneceu no negativo, com o mercado acompanhando a CPI da Covid e a Reforma Tributária. Até que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou ter intenção de mexer na proposta de tributar dividendos de Guedes.  

Lira admitiu uma possível redução da alíquota de 20% para 15% para os dividendos e devolveu o bom humor à Faria Lima. Com isso, os papéis se seguraram, até mesmo os FIIs, que caiam 2% ao longo do dia, fecharam em –0,71%.  

Leia também: Entenda as propostas do governo para o Imposto de Renda em investimentos em renda fixa e variável

Os bancos foram os que mais puxaram o índice para baixo, com a maioria das ações fechando no negativo: ITUB4 -1,13%, BBDC4 –0,64%, BBAS3 –0,91% e por aí vai.  

As empresas ligadas às commodities também ficaram para trás, com destaque para a Vale (VALE3), que figurou entre as maiores baixas do pregão. A companhia de mineração encerrou cotada a R$110,60, com queda de 1,60%.  

As ações das Petros foram pelo mesmo caminho, principalmente depois que a cotação do petróleo em Londres e em Nova York perderam mais de 1% no fechamento. O resultado aqui foi: PETR3 –0,38% e PETR3 –0,68%.  

A notícia do avanço da variante Delta no mundo preocupa os investidores mundo afora. A Alemanha afirmou que mais de 50% dos casos de Covid-19 no país são causados pela variante delta.  

Portugal deve impor quarentena para turistas vindos da Inglaterra, país que registra aumento de casos apesar da vacinação bastante avançada.   

O sinal de alerta está ligado em vários países da Ásia e do Pacífico, que sofrem com ressurgências da variante delta. Há indícios de ser uma cepa altamente contagiosa e está impactando o sentimento dos mercados.   

Mesmo assim, as bolsas americanas conseguiram renovar suas máximas no fechamento do pregão de ontem. Um novo discurso de membros do Federal Reserve reiterou que a inflação deve convergir para a meta e que a redução da compra de ativos será gradual. 

Agenda Econômica 

Para esta terça-feira, dia 29, haverá a divulgação do IGP-M e da sondagem do comércio e de serviço. Também está marcada a decisão da Aneel sobre o reajuste da bandeira tarifária de energia elétrica.  

Internamente, o mercado seguirá atento ao desenrolar da CPI da Covid e o andamento da reforma tributária. O deputado estadual do Amazonas Fausto Vieira é o depoente do dia.  

Já a agenda econômica externa conta com a sondagem do consumidor dos EUA e a publicação dos PMIs da China ao final do dia.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.