A CPFL Energia venceu o leilão de privatização da Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-T), arrematando 66,08% do capital social da CEET-T nesta sexta-feira, 16, por R$ 2,67 bilhões, com ágio de 57,13% contra o mínimo proposto, de R$ 1,7 bilhão.
Com a aquisição, a CPFL Energia passará a controlar cerca de 6 mil quilômetros e 77 subestrações, totalizando uma potência instalada própria de 10,5 mil megavolt-ampères (MWA).
“A aquisição confirma o fortalecimento da empresa – uma das maiores do setor elétrico – também no segmento de Transmissão”, disse a companhia em nota à imprensa.
De acordo com fato relevante, dos 66,08% do capital social total, 67,12% foram de ações ordinárias (ON) e 0,72% de ações preferenciais (PN), atualmente detidas pela Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE-Par).
“A compra da CEEE-T está em linha com a estratégia de consolidação e crescimento no Brasil, capturando ganhos a partir do nosso modelo de eficiência operacional, forte gestão financeira e foco em investimentos, para gerar valor para nossos acionistas, consumidores, colaboradores e comunidades do entorno”, disse o presidente da CPFL Energia, Gustavo Estrella.
“Nossa vasta experiência e solidez financeira nos permitiram fazer uma oferta competitiva”, completou.
Ainda hoje a companhia falará mais informações em videoconferência, que acontecerá às 18h (horário de Brasília). Para acessá-la, clique aqui.
A publicação do resultado definitivo do Leilão está prevista para ocorrer até o dia 17 de agosto.
Após essa divulgação, a aquisição ainda deverá ser submetida à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a obtenção de todas as autorizações necessárias.
A homologação do resultado do leilão e a transferência da posse dos papéis devem ocorrer até 26 de agosto.
Foto: CPFL Energia/Divulgação