Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Bolsas internacionais operam mistas de olho em indicadores econômicos

Aqui no Brasil, investidores aguardam a reunião do Copom e notícias sobre a CPI da Covid-19.

As bolsas europeias operam em sua maioria no positivo nesta terça-feira, 04. Já os futuros americanos apresentam sinais mistos para o decorrer do dia. Além da atenção com a inflação, investidores continuam de olho nos resultados das companhias e nos indicadores de atividade econômica.

Os últimos dados que saíram mostraram que ainda há riscos para a recuperação econômica devido a pandemia. A indústria norte-americana reduziu o ritmo em abril e o indicador dos preços apresentou fortes altas no mesmo período.

Entretanto, o relaxamento das restrições em muitas cidades e estados do país norte-americano segue a todo vapor, conforme a vacinação da população aumenta.

Já na Ásia, as bolsas continuam fechadas para feriados nacionais, com destaque para os mercados do Japão e China. Enquanto isso, os índices Hang Seng index, de Hong Kong, e o Kospi, na Coréia do Sul, subiram 0,65% e 0,64%, respectivamente.

Grande parte da alta foi por causa dos resultados das empresas de tecnologia, em especial pelos números da Tesla e Amazon. Por outro lado, a crise humanitária na Índia ainda chama atenção, por conta da segunda onda que segue em ritmo forte.

Já os preços das commodities ainda seguem em níveis altos, com o petróleo com fortes ganhos nesta terça-feira. 

Na agenda econômica ainda serão divulgados dados relativos à balança comercial dos Estados Unidos e o dia também reserva um discurso dos membro do Fomc (Comitê Federal do Mercado Aberto), do Fed.

Cenário brasileiro

Por aqui, a atenção é para a reunião do Copom que inicia hoje e termina amanhã, dia 05. A expectativa é para um aumento de 0,75 pontos percentuais na taxa básica de juros, Selic, para 3,50% ao ano.

Na parte política, o relator fará hoje a leitura do parecer da reforma tributária e o Congresso analisa os vetos presidenciais. Hoje também tem o depoimento na CPI da Covid-19 de ex-ministros da Saúde.

Os resultados corporativos também movimentam o cenário de bolsa por aqui. Após o fechamento do mercado de ontem, o Itaú apresentou forte melhora em seu lucro líquido recorrente, que ficou em R$ 6,4 bilhões no primeiro trimestre, uma alta de 63,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o presidente do banco, o resultado é uma resposta a transformação digital e diversas outras frentes de trabalho fundamentais para melhora da experiência dos clientes.

Ao final desta terça-feira teremos a divulgação dos resultados do Assaí, Iguatemi, Minerva e do Bradesco.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.