Bolsas internacionais iniciam a semana sinalizando dia de altas

No Brasil, a semana reserva mais depoimentos na CPI da Covid-19 e definição sobre privatização da Eletrobras.

Bolsas asiáticas fecharam em sua maioria no positivo, com exceção da bolsa de Hong Kong. A subida acontece após a divulgação do payroll, na sexta-feira, que veio abaixo do esperado e reforça a expectativa pela manutenção dos estímulos econômicos nos Estados Unidos, principalmente do Fed.

O payroll, ou dados de emprego, no país norte-americano mostraram a criação de 266 mil vagas no mês de abril e reviram os dados de março para baixo, de 916.000 para 770 mil. Analistas tomavam como base os dados de março, antes da revisam, e aguardavam um número na casa do 1 milhão. 

As bolsas europeias e os futuros americanos também sinalizam um dia de altas pelo mesmo motivo.  Com isso, os investidores ficam mais confortáveis com a postura acomodativa do banco central americano. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, destaca em seu relatório que a expectativa da retomada da economia será mais longa.

As commodities, especialmente o petróleo e o minério de ferro, continuam em alta nesta semana, Seus preços refletem os dados de ritmo forte da economia na China, em abril, e o ataque cibernético que forçou o fechamento de um oleoduto importante nos Estados Unidos.

No final de semana um ataque hacker forçou a paralisação do maior duto de transporte de combustível dos Estados Unidos, o Colonial Pipeline, que opera um sistema de 5.500 milhas. 

A empresa afirmou que teve que paralisar o transporte de combustível da Costa do Golfo à área metropolitana de Nova York, após derrubar certos sistemas para conter a ameaça. Ainda não está clara a extensão do ataque ou sua duração.

A agenda econômica está bem fraca hoje, direcionando o foco dos investidores em alguns discursos de representantes do Federal Reserve e na preocupação com a inflação, especialmente com os recentes aumentos no preço da energia.

Cenário brasileiro 

No Brasil continua em evidencia os embates políticos, com novos depoimentos na CPI da Covid-19 e a continuidade nas discussões sobre a reforma tributária.

Na parte sanitária, o atraso na vacinação é destaque negativo mundo a fora, mas o Ministério da Saúde informou que começará a distribuir a partir de hoje um lote de 1,12 milhão de doses da Pfizer aos estados, como parte de um contrato que prevê 100 milhões de doses.

Outro ponto importante, a Medida Provisória envolvendo a privatização da Eletrobras (ELET3 / ELET6) deve ser aprovada nesta semana, com o envio do texto da Câmara para o Senado até 17 de maio.

Por fim, a temporada de resultados do primeiro trimestre terá uma semana cheia, com aproximadamente 90 balanços entre os dias 10 e 14. Vamos lá! 

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.