Ibovespa recua com cautela externa e pressão de blue chips

Fonte: Shutterstock/sdengroup

O Ibovespa fechou a quinta-feira (26) em leve queda de 0,13%, aos 191.005 pontos, em meio à cautela externa e à repercussão da temporada de balanços. Mesmo com o recuo, o índice segue próximo das máximas e mantém forte valorização no ano, sustentado pelo fluxo estrangeiro.

No exterior, o resultado da Nvidia (NVDC34) superou as expectativas, mas não animou os investidores. O mercado questiona o fôlego de crescimento após a forte alta recente e os riscos ligados à competição em inteligência artificial. Ao mesmo tempo, as negociações nucleares entre EUA e Irã trouxeram volatilidade ao petróleo, com o Brent próximo de US$ 70, enquanto dados da Energy Information Administration indicaram forte alta nos estoques americanos.

Na B3, o índice foi pressionado por pesos pesados. A Vale (VALE3) caiu 0,84%, enquanto os bancos recuaram, Banco do Brasil (BBAS3; -1,09%), Bradesco (BBDC4; -0,90%) e Itaú Unibanco (ITUB4; -0,25%). Já a Petrobras (PETR4) virou no fim e fechou em alta de 0,10%.

Entre os destaques corporativos, a Rede D’Or (RDOR3) recuou 4,53%, apesar do crescimento de receita e lucro, com pressão maior na rentabilidade da SulAmérica. Na ponta positiva, a Marcopolo (POMO4) avançou 5,56% após resultados acima do esperado e melhora de margens.

No cenário doméstico, dados mistos da indústria e da construção reforçam a leitura de atividade moderada. Agora, o foco se volta para o IPCA-15, que pode ajustar as expectativas para os juros e definir o tom do mercado no curto prazo.


As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:


Altas

• Marcopolo (POMO4): +5,56%

• Hapvida (HAPV3): +4,78%

• Pão de Açúcar (PCAR3): +4,25%

• Auren (AURE3): +4,09%

• C&A Modas (CEAB3): +3,43%


Baixas

• Rede D’Or (RDOR3): -4,53%

• Vamos (VAMO3): -2,98%

• Natura (NATU3): -2,73%

• Copasa (CSMG3): -2,68%

• Yduqs (YDUQ3): -2,45%


Confira a evolução do IBOV no fechamento de hoje (26/02):

• Segunda-Feira (23): -0,88%

• Terça-Feira (24): +1,40%

• Quarta-Feira (25): -0,13%

• Quinta-Feira (26): -0,13%

• Na semana: +0,25%

• Em fevereiro: +5,32%

• No 1°tri./26: +18,54%

• Em 12 meses: +53,09%

• Em 2026: +18,54%


EUA

Os principais índices de Nova York encerraram o dia sem direção única:

• Dow Jones: +0,03%

• Nasdaq: -1,18%

• S&P 500: -0,54%


Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 27 de fevereiro

Nesta sexta-feira (27) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 08:30

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.