BC reduz compulsório de depósitos a prazo e libera R$ 68 bi ao mercado

[vc_column width=”1/1″][vc_column_text css=”.vc_custom_1580925754915{padding-right: 13% !important;padding-left: 13% !important;}”]

O Banco Central informou nesta segunda-feira, 23, por meio de nota, a redução do compulsório sobre recursos a prazo, de 25% para 17%. Dessa forma, a estimativa é de que sejam liberados às instituições financeiras cerca de R$ 68 bilhões a partir do dia 30 deste mês.

“Em 14 de dezembro, caso a economia tenha atravessado a pandemia do Covid-19, a alíquota do compulsório sobre recursos a prazo será recomposta ao patamar anterior de 25%”, disse o BC.

Segundo a autarquia monetária, a medida é temporária e “tem o objetivo de aumentar a liquidez do Sistema Financeiro Nacional (SFN)”.

“A decisão faz parte do conjunto de ações adotadas pelo BC para minimizar os efeitos do coronavírus (Covid-19) sobre a economia brasileira.”

O Conselho Monetário Nacional (CMN) ainda autorizou o Banco Central a conceder empréstimos para as instituições financeiras garantidos em debêntures (títulos de dívidas de empresas) adquiridas entre 23 de março e 30 de abril.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, realiza uma coletiva na manhã desta segunda, comentando sobre as medidas de combate aos efeitos do coronavírus sobre a economia nacional. Acompanhe:

Foto: Agência Brasil

[/vc_column_text][/vc_column]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 24 de abril

Nesta quinta-feira (24), o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 07:00

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.