A gestora QR Capital anunciou nesta quarta-feira, 09, o lançamento do primeiro fundo de índice (ETF) de bitcoin a ser listado na bolsa de valores brasileira, a B3.
Denominado QBTC11, ele será o primeiro ETF da América Latina com 100% de exposição ao criptoativo e terá uma taxa de administração de 0,75% ao ano.
Além disso, ele utilizará como referência o índice CME CF Bitcoin Reference Rate, referência dos contratos futuros da criptomoeda negociados pela bolsa Chicago Mercantile Exchange Group.
“O QBTC11 permite a investidores se protegerem do risco cambial se expondo a um ativo dolarizado e altamente líquido — o bitcoin, maior de todas as criptomoedas, tem volume de movimentação diário superior a R$ 100 bilhões, ou cerca de 4 vezes o volume da própria B3″, destacou a QR Asset.
Vale destacar que outro ETF de criptomoedas já foi lançado no mercado em abril, o Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice (HASH11), da gestora Hashdex.
Segundo o cronograma, os pedidos de subscrição de cotas serão iniciados na próxima segunda-feira, 14, e terminarão no dia 18.
A data de liquidação está prevista para o dia 22 e o início das negociações na B3, para o dia 23.
A oferta será coordenada por Easyinvest, BTG Pactual, Vitreo, Órama, Modal Mais e Inter.
Foto: MichaelWuensch/Pixabay