Navegue:
Ibovespa recua 0,78%, indicadores econômicos, cenário político e o que move o mercado hoje

Ibovespa recua 0,78%, indicadores econômicos, cenário político e o que move o mercado hoje

B3 divulga primeira prévia da nova carteira do Ibovespa, foto de Deposit Photos

Foto: Deposit Photos

Por:

Compartilhe:

Por:

Ibovespa, principal indicador da B3, encerrou em queda de 1,78% no pregão desta segunda-feira, 30, aos 119.739,96 pontos, se descolando das bolsas internacionais, que continuaram otimistas com o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no final da semana passada. 

Por aqui, o cenário sofreu com os ruídos políticos e com a incerteza sobre a crise hídrica e como ela impactará a inflação.  

O relatório do Boletim Focus mais uma vez trouxe suas projeções de elevação para a inflação e redução para o crescimento o PIB.  

O Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 saiu de uma expansão de 5,27%, para uma projeção de alta de 5,22%. Para 2022, as expectativas se mantiveram em avanço de 2,00%.  

Enquanto isso, para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021, a média das estimativas novamente foi elevada, desta vez de 7,11% para 7,27%. Para 2022, por sua vez, as previsões subiram de 3,93% para 3,95%. 

Para a taxa básica de juros, Selic, as estimativas dos economistas continuaram em 7,5% ao ano ao final de 2021 e em 7,5% ao ano também ao fim de 2022. 

Tivemos poucos destaques de alta no índice, alguns deles vieram das ações da Lojas Americanas (LAME4) e Americanas (AMER3), com valorização de 2,86% e 2,69%, respectivamente.  

Já a divulgação do IGP-M e o déficit fiscal, que vieram menores do que o consenso do mercado, fizeram com que os contratos de juros futuros recuassem.  

Agenda Econômica 

Para o último dia de agosto, 31, os investidores deverão continuar acompanhando o desenrolar do cenário político, com foco no teto dos gastos. 

Na agenda econômica, teremos a divulgação do Índice de Confiança Empresarial às 8h (horário de Brasília). Já às 9h, será publicada a PNAD Contínua.  

Enquanto isso, no mercado externo, haverá a divulgação da Confiança do Consumidor dos Estados Unidos às 11h. 

Compartilhe:

Tags:

Compartilhe: