Ibovespa de volta aos 120 mil pontos, bom humor externo, cenário político e o que move o mercado nesta quarta

O indicador acabou sendo puxado pelas empresas de commodites, que foram beneficiadas pela alta do minério de ferro

Foto: Rafael Von Zuben/B3

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em forte alta de 2,33% no pregão da última terça-feira, 24, aos 120.210,75 pontos, após uma sequência de quedas provocadas pelo aumento das incertezas no cenário político interno e pela maior aversão ao risco por conta do crescimento da variante delta e suas consequências para o avanço econômico.

O indicador acabou sendo puxado pelas empresas de commodites, que foram beneficiadas pela alta do minério de ferro, que vinha pressionando as ações da Vale e das siderúrgicas nos últimos dias.

As empresas de construção civil, varejo e aviação também acabaram subindo por conta da redução à aversão ao risco, motivada pelo bom humor devido à aprovação completa da vacina da Pfizer pela agência reguladora dos Estados Unidos, a FDA, o que significa que isso pode elevar a vacinação e reduzir a proliferação da variante.

Outro ponto que contribuiu para o bom humor foi o discurso de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, reforçando o compromisso com o fiscal e comentando que é contrário à votação da reforma nesta semana.

No mercado externo, as bolsas americanas reforçaram as altas, o S&P, Nasdaq e Dow Jones finalizaram o dia de ontem com valorização de 0,15% (4.486 pontos), 0,52% (15.019 pontos) e 0,09% (35.366 pontos), respectivamente.

Os investidores vêm buscando indícios para solucionarem quais seriam os próximos passos do Federal Reserve (o banco central dos EUA) e o seu programa de recompra de títulos.

Nesta semana tem o simpósio de Jackson Hole, que vai de quinta-feira a sábado. O mercado espera que as autoridades do Fed detalhem seus planos para a redução de estímulos monetários. Outro fator que vem movimentando o mercado e deverá continuar no radar é o programa bilionário de compra de títulos no final de 2021. O discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, deverá ser acompanhando com bastante atenção na próxima sexta-feira.

Na agenda econômica desta quarta-feira, dia 25, tem a divulgação do IPCA-15 por aqui, às 9h. Também teremos a divulgação da sondagem do consumidor. Lá fora, nos EUA, tem a divulgação do estoque de petróleo às 11h30 (horário de Brasília).

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.