Bolsas externas começam semana em queda; por aqui, mercado fica à espera de decisão do Copom

No Brasil, as atenções se voltam para a reunião do Copom na próxima quarta-feira. Os investidores aguardam por uma elevação de pelo menos 1 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic

Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira, 20, as bolsas internacionais sinalizam dia de volatilidade. Mesmo em dia de feriado para os mercados da China e do Japão, as bolsas asiáticas tiveram destaque negativo, com perdas para o Hang Seng (Hong Kong).

As ações da Evergrande seguem em forte queda. As preocupações com que as dificuldades da companhia podem gerar um risco sistêmico acabaram alarmando o mercado.

Enquanto isso, as bolsas europeias e os futuros americanos operam em queda acentuada, acompanhando o nervosismo do mercado imobiliário asiático e a reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na próxima quarta-feira (22).

Além disso, os investidores seguem de olho na agenda econômica do presidente dos Estados Unidos Joe Biden, bem como o teto da dívida do país.

Em relação às commodities, o preço do petróleo continua em queda e o minério de ferro estende a baixa, à medida que a China segue restringindo a atividade industrial.

No Brasil, as atenções se voltam para a reunião do Copom na próxima quarta-feira. Os investidores aguardam por uma elevação de pelo menos 1 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic.

Ainda hoje, os investidores devem acompanhar a divulgação do Boletim Focus, trazendo mais projeções sobre inflação, Selic e PIB. Do lado corporativo, vale destacar que as ações da Hering (HGTX3) deixam de ser negociadas na B3 a partir desta segunda, com seus antigos acionistas passando a ser acionistas do Grupo Soma.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.