O Banco do Brasil anunciou ontem, 9, um novo financiamento imobiliário indexado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo a instituição financeira, a iniciativa visa oferecer mais uma opção aos clientes.
A partir de agora, os clientes do BB poderão escolher entre duas modalidades de financiamento imobiliário nas linhas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Carteira Hipotecária (CH):
- Taxa Referencial (TR)
- IPCA
De acordo com a estatal, as taxas de juros começam em 3,45% ao ano mais o IPCA e variam conforme o prazo da operação e o nível de relacionamento com o banco. O BB informou também que o produto é destinado a clientes com maior renda, sendo private e estilo.
Os clientes que optaram pela nova modalidade, terão essas condições para contratá-la:
- Sistema de Amortização: SAC (Sistema de Amortização Constante)
- Valor do imóvel: SFH: até R$ 1,5 milhão – CH: acima de R$ 1,5 milhão
- Percentual de financiamento: até 70% do valor do imóvel
- Tipo de imóveis financiados: imóveis residenciais
- Prazo: até 180 meses
- FGTS: permitido na modalidade SFH
Como política de educação financeira, o Banco do Brasil informou que os clientes que contratarem a modalidade atrelada ao IPCA serão alertados que os valores referentes às parcelas e ao saldo devedor vão variar conforme a inflação.
Por enquanto, a simulação e a análise de crédito estão disponíveis somente nas agências do BB, como aponta a Agência Brasil.
Caixa Econômica
Em agosto, a Caixa Econômica Federal lançou a primeira linha de financiamento imobiliário indexado ao IPCA. A taxa do banco varia entre 2,95% ao ano e 4,95% ao ano, mais o índice de referência. Para saber mais, clique aqui.
Foto: Pilar Olivares/Reuters