Banco ABC (ABCB4): dividendos e crescimento serão resultado da rentabilidade

Na TradeLive desta semana, executivo do banco disse o que esperar da instituição com a inadimplência sob controle

Foto: Divulgação

Criado no fim da década de 1980, o Banco ABC Brasil (ABCB4) tem crescido ano após ano, tanto em termos de crédito como rentabilidade e dividendos.

A remuneração aos acionistas, do ponto de vista anualizado no segundo trimestre, tem DY (dividend yield) de cerca de 9%. Atualmente, a totalidade dos proventos distribuídos pelo Banco ABC Brasil ocorrem na forma de JCP (juros sobre capital próprio), usufruindo o benefício fiscal.

O ROAE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) atingiu 16,6% entre abril e junho, alta de 4,3 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2021.

Segundo Ricardo Moura, diretor de Relações com Investidores do banco, na TradeLive desta semana, a alta da rentabilidade também é resultado do cautela e expertise da companhia ao conceder crédito e ter certo cuidado com a tendência de crescimento de carteira do mercado.

O índice de inadimplência acima de 90 dias encerrou o trimestre em apenas 0,4%, sendo que o índice de cobertura encerrou junho em 619%.

O banco costuma ter um índice de cobertura girando em torno de pouco mais de 300%. O alto nível de segurança sobre os empréstimos firmados agora abre a possibilidade de crescimento por outras vias.

“Temos o dever fiduciário de olhar para eventuais alternativas de crescimento inorgânico”, afirma Moura, citando investimentos minoritários, joint ventures e aquisição do controle de empresas. “Investimentos que façam sentido para nossa estratégia, nos completando com capacidades que não temos.

Essas e demais questões foram respondidas na TradeLive da última terça-feira (13) pelo executivo do Banco ABC Brasil, na 68ª edição da TradeLive. Confira!

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.