Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

B3 lança índice que acompanha empresas do agronegócio; JBS (JBSS3), Suzano (SUZB3) e Ambev (ABEV3) estão na carteira

Criação do IAGRO B3 permitirá novos produtos com exposição ao setor, como ETFs

Foto: Shutterstock

A B3 anunciou nesta sexta-feira (13) que lançará, a partir da próxima semana, um novo índice, o primeiro da Bolsa a acompanhar o desempenho das empresas de agronegócio brasileiras. O Índice Agro Free Float Setorial (IAGRO B3) estreia na segunda (16), com uma carteira formada por ações e units.

De acordo com a B3, a carteira será composta por empresas categorizadas como de agronegócios em uma nova classificação setorial, criada a pedido do mercado, que inclui empresas direta ou indiretamente envolvidas com o setor.

“O IAGRO B3 é o primeiro índice da bolsa do Brasil com temática agro. Sua criação é um passo importante para facilitar o investimento nesse setor da economia, já que permite que novos produtos com exposição ao agronegócio, como ETFs [fundos de índices] e outros fundos passivos, passem a ser oferecidos para os investidores”, afirmou a Bolsa, em nota à imprensa.

Saiba mais:
B3 (B3SA3) vê receita de dados disparar após comprar Neoway, mas ações lideram quedas

O novo índice vai refletir o desempenho dos ativos de empresas do setor. “Em sua composição, as ações são ponderadas considerando a média aritmética simples entre a ponderação pelo valor de mercado do free float [ativos disponíveis para negociação no mercado] e a ponderação setorial”, informou a B3.

Para formar parte da carteira do IAGRO B3, a empresa precisará atender critérios de liquidez e ter preço médio superior a R$ 1.

“Nós nos propusemos a fazer uma classificação abrangente, que abarcasse todos os setores diretos e indiretos do agronegócio, e não apenas empresas que tenham suas atividades relacionadas à agricultura ou à pecuária. Com isso, o mercado poderá oferecer novos produtos atrelados a esse índice, dando ao investidor outras formas de diversificar sua carteira”, afirmou Luís Kondic, diretor executivo de Produtos Listados e Dados da B3, em nota.

Composição da carteira

A carteira do novo índice será formada por 32 ativos. Veja abaixo os cinco principais:

1) JBS (JBSS3) – Peso de 7,439%

2) Suzano (SUZB3) – Peso de 7,439%

3) Ambev (ABEV3) – Peso de 6,220%

4) Cosan (CSAN3) – Peso de 6,220%

5) Klabin (KLBN11) – Peso de 6,101%

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.