A Azul Linhas Aéreas (AZUL4) viu tanto sua demanda quanto sua oferta e taxa de ocupação das operações brasileiras recuarem em novembro deste ano quando comparamos com os mesmos números de novembro de 2021.
Em novembro deste ano, o indicador que mede a demanda, conhecido pela sigla RPK e que basicamente multiplica o número de passageiros pelo total de quilômetros voados, foi de 2,1 bilhões, um número 8,4% menor do que o visto no mesmo mês em 2021.
Já a oferta, que é medida pela sigla ASK e que calcula o número de assentos disponíveis multiplicado pelos quilômetros voados, foi de 2,69 bilhões, caindo 6,3% na comparação anual.
A taxa de ocupação da Azul ficou em 79,5% em novembro deste ano, uma baixa de 1,8 ponto-percentual em relação aos 81,3% vistos no mesmo mês em 2021.
No acumulado do ano até novembro, contudo, a Azul mostra números melhores do que em 2021. A empresa teve, até agora, um avanço de 16,2% no RPK e de 16,7% no ASK. A taxa de ocupação está em linha com o visto no ano passado.

Apesar disso, a demanda (RPK) e a oferta (ASK) internacional da Azul avançaram 198,7% e 217,2% na comparação anual.
Esse avanço na demanda e na oferta internacional impulsionou os números totais da Azul em novembro, com um RPK total de 2,6 bilhões e um ASK de 3,27 bilhões, resultados 4,5% e 7,1% acima dos vistos no ano passado, respectivamente.
“Em novembro, o ambiente de demanda pela nossa malha continuou forte. Esperamos que essas tendências positivas continuem à medida em que entramos no pico da temporada de verão”, disse John Rodgerson, CEO da Azul, no documento enviado ao mercado.