Azul (AZUL4) aposta em frota nova para melhorar margem sem fusão com Latam

Segundo a companhia, substituição deve gerar uma economia de caixa de R$ 1 bilhão nos próximos 12 meses

A Azul está contando com a renovação da frota de aviões da companhia para melhorar as margens de lucro nos próximos anos, e parece realmente ter dado adeus à possibilidade de fusão com a Latam.

Na reunião anual com investidores, a empresa comentou que a chegada das aeronaves E2, da Embraer, e a A320neo, da Airbus, vai melhorar seus resultados ao reduzir custos, em especial com combustíveis. Hoje, a maioria dos voos são feitos por aeronaves Embraer E1S.

A substituição deve gerar uma economia de caixa de R$ 1 bilhão nos próximos 12 meses. A companhia espera chegar em 2023 com 83% de suas frotas com aeronaves de última geração e atingir 100% em 2026.

Frota Azul ultima geracao
Fonte: Azul
Combustivel na frota de passageiros
Fonte: Azul

Os modelos mais novos de aeronave também devem elevar a receita, em especial no transporte logístico. A capacidade de cargas da Azul dobrou neste ano em relação a 2019 e em 2022 a previsão é de que triplique, na mesma base de comparação.

Passageiros

A companhia aérea vê recuperação na receita com viagens como resultado da recuperação da demanda. Tanto a receita de vendas quanto a tarifa média no mercado doméstico estão em níveis recorde, bem acima do que se via em 2019 em todos os segmentos.

As viagens para lazer estão por trás do bom desempenho, mas o segmento corporativo se recupera mais rápido que o esperado, com participação de 43% na receita total da Azul. A transformação da frota e a nova malha permitirão aumentar o uso das aeronaves de 11,3 horas para 13,67 horas por dia.

ASK E RASK AZUL
Fonte: Azul

Dívida

A Azul é uma das poucas empresas de aviação a apresentar geração de caixa positivo e que tem perspectiva de crescimento em 2022. A projeção é continuar reduzindo a proporção da dívida em relação ao ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 12 vezes neste ano para 5 vezes no ano que vem, recuando para 4 vezes até 2024.

DividaliqEbitda Azul
Fonte: Azul

Parceria internacional

O mercado estava aguardando uma manifestação da Azul sobre a proposta de fusão com a Latam, que foi recusada pela companhia chilena. A Azul disse que no mercado internacional espera registrar crescimento via parcerias, com 8 codeshares e 26 acordos interline com parceiros – na prática, descartando por enquanto a possibilidade de fusão com a Latam.

Outras projeções

A Azul também apresentou aos investidores estimativas decorrentes das apostas no aumento no número de vacinados contra a Covid-19, na perspectiva de reabertura das fronteiras, e na retomada do crescimento econômico:

  1. AZUL CARGO: a previsão é dobrar a receita em 2021 ante 2019, para R$ 1,0 bilhão
  2. LIQUIDEZ: caixa, equivalentes de caixa, investimento de curto prazo e recebíveis devem somar R$ 3,0 bilhões ao fim deste ano
  3. EBITDA: a projeção é de R$ 4 bilhões em 2022, acima observado em 2019 (R$ 3,6 bilhões).

O que recomendam os analistas

As recomendações para a Azul, segundo a Refinitv, contam com cinco de compra, quatro de manutenção e duas de venda. O preço-alvo segundo a mediana das projeções é de R$ 43,00, com potencial de alta de 73,4% em relação ao fechamento de hoje. No entanto, o preço dos papéis acumula queda de 40,9% em 12 meses.

 

Analise Azul
Fonte: TradeMap
Grafico acoes azul
Fonte: TradeMap

Sobre a Azul

Azul (AZUL4), é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo aproximadamente 900 voos diários, para mais de 127 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e 12.000 funcionários, a companhia possui mais de 200 rotas.

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