Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ata do Fed, emprego nos EUA e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda acompanham indicador americano de serviços e estoques de petróleo atualizados

Em que momento o Fed, banco central dos Estados Unidos, começará a elevar a taxa de juros americana, atualmente próxima de zero? Pistas para a resposta a essa pergunta devem dar o tom dos negócios hoje, já que às 16h será divulgada a ata do Fomc (comitê de política monetária do Fed).

Em dezembro, a instituição anunciou uma virada no combate à variação de preços ao informar que elevará os juros dos EUA três vezes em 2022, para perto de 0,9% ao ano.

A dúvida que ficou é quando esse processo será iniciado, e qualquer indicação de que a taxa pode subir já em março, como os investidores estão apostando, pode colocar ainda mais pressão no dólar e juros futuros, ainda mais em um momento em que crescem as pressões no Brasil por mais gastos. Exemplos disso são a mobilização de servidores públicos por reajustes e de setores da indústria por benefícios tributários.

Por que isso mexe com o mercado?

Quando os juros sobem em países desenvolvidos, em especial na maior economia do mundo, que é a americana, a tendência é que aconteça um fenômeno batizado de “flight to quality” (quando investidores deixam ativos de maior risco, como os de países emergentes como o Brasil, para buscarem papéis considerados mais seguros).

Nesse cenário, nossos juros futuros tendem a subir, e isso tem efeito direto sobre a bolsa, em especial sobre empresas de consumo.

Leia mais 

Emprego e serviços nos EUA

Dois indicadores da economia americana que serão divulgados agora pela manhã podem ajudar a traçar esse cenário para a política monetária nos EUA.

Às 10h15, saem os dados sobre o emprego no setor privado nos Estados Unidos em dezembro, o chamado relatório ADP. A pesquisa mede a variação mensal de empregos não agrícolas na maior economia do mundo, e também serve como um indicativo das próximas ações de política monetária. Isso porque, além do controle da inflação, o Fed também persegue o objetivo do pleno emprego.

Já às 11h45, a Markit informa o PMI (índice de gerente de compras) de serviços nos EUA em dezembro.

Estoques de petróleo

Mais tarde, às 12h30, o DoE (Departamento de Energia dos EUA) divulga os estoques de petróleo acumulados até 31 de dezembro. Tradicionalmente, essas informações têm o potencial de mexer com a cotação da commodity e com os preços da Petrobras.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.