Ata do Copom, balanços do Pan e Bradesco e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Bolsas internacionais operam próximo da estabilidade na manhã desta terça

Em dia de poucas divulgações, os investidores concentram as atenções nesta terça (8) na ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que será divulgada às 8h.

Na última reunião, na semana passada, o colegiado elevou os juros básicos em mais 1,5 ponto percentual, a 10,75% ao ano, ao mesmo tempo em que sinalizou uma redução do ritmo de altas daqui para a frente.

Ao mesmo tempo em que o Copom informou ao mercado que o atual ciclo de aperto na Selic, iniciado em março do ano passado, está próximo ao final, deixou em aberto por quantas reuniões ainda elevará os juros e qual a magnitude dos próximos aumentos. É nessas pistas que o mercado estará de olho ao analisar o documento que será divulgado hoje.

Por que isso mexe com o mercado? A taxa de juros é um indicador que afeta a Bolsa como um todo, já que o quanto de dinheiro que uma empresa vai gerar no futuro (ou seja, seu fluxo de caixa) é abatido a uma taxa de desconto, que geralmente corresponde a juros de longo prazo.

Além disso, o custo de financiamento para as empresas é afetado pela variação da taxa de juros.

Balanços de bancos

O mercado ainda acompanha a divulgação de balanços do quarto trimestre do Banco Pan, antes da abertura de mercado, e do Bradesco, depois do fechamento.

Nesta temporada de resultados, analistas listam os bancos entre os setores que devem registrar resultados fortes, beneficiados pela alta nas taxas de juros.

Bolsas internacionais

As bolsas internacionais operam próximas da estabilidade na manhã desta terça.

Às 7h36, o índice Euro Stoxx estava subindo 0,22%. Já o índice futuro do S&P 500 operava com leve alta de 0,02%, e os futuros do Nasdaq em leve queda de 0,02%.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.