Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Assaí (ASAI3) consegue controlar custos e impulsiona aumento do lucro e das margens no 2º tri

No período, o lucro da companhia foi de R$ 319 milhões, uma alta de 20,7% quando comparado ao mesmo período de 2021

Foto: Divulgação Assaí

O Assaí (ASAI3) é mais um supermercadista a confirmar que o varejo alimentar, mesmo em tempos de inflação alta, conseguiu aumentar suas vendas no segundo trimestre deste ano, muito em função da queda dos preços das commodities nas últimas semanas de junho, graças ao aumento de juros pelos bancos centrais, exatamente para conter o risco elevado de recessão global.

Diante desse cenário, a empresa conseguiu controlar os custos, que tanto pesam nos seus resultados, possibilitando o aumento do lucro e das margens.

Leia também:

Vendas de alimentos ajudam e Carrefour tem Ebitda recorde no 2º trimestre, mas margem cai 

No segundo trimestre deste ano, o Assaí reportou lucro líquido de R$ 319 milhões, uma alta de 20,7% quando comparado ao mesmo período do ano passado, o que possibilitou uma margem líquida de 2,4% sobre o resultado.

Em comunicado enviado ao mercado na noite desta quarta-feira (27), a supermercadista explicou que esse aumento do lucro se deve, principalmente, ao forte volume de vendas, o maior controle de despesas, mesmo diante da expansão acelerada, em decorrência da conversão de lojas compradas do Extra e do cenário econômico adverso.

Com isso, a receita líquida da empresa subiu 32,8% na base anual, para R$ 13,29 bilhões, refletindo a contribuição de lojas inauguradas nos últimos 12 meses e do crescimento advindo das vendas mesmas lojas, que subiram 14,7% no período, com o aumento do fluxo de clientes e dos volumes vendidos durante o trimestre.

Os números tanto de lucro quanto de receita superaram as expectativas de analistas da Genial Investimentos e do BTG Pactual, que esperavam resultado líquido de R$ 279 milhões e R$ 225 milhões, respectivamente, enquanto a receita ficou praticamente em linha com a projeção das duas casas.

No período, as despesas com vendas, gerais e administrativas foram equivalentes a 9,0% da receita líquida, o que representa uma redução de 0,6 p.p (ponto percentual) em relação ao mesmo período de 2021, graças à maior diluição das despesas e ao controle de custos, que contribuíram para compensar as pressões trazidas pela expansão. Em números absolutos, as despesas do Assaí subiram 25,4% no trimestre, para R$ 1,19 bilhão.

O controle de despesas do Assaí ajudou diretamente o lucro operacional da companhia, que foi de R$ 978 milhões no segundo trimestre, uma elevação de 30% ante o mesmo intervalo de 2021, alcançando uma margem de 7,4%, uma queda de 0,1 p.p na mesma base de comparação, ficando acima das projeções de Genial e BTG, que esperavam R$ 934 milhões e R$ 938 milhões, nesta ordem.

Para os próximos trimestres, existe a expectativa do mercado de as conversões de lojas Extra por Assaí alavanquem ainda mais o resultado da companhia, uma vez que passará a ter negócios em regiões que ainda não eram exploradas.

Atualmente, mais de 50 lojas advindas do Extra estão em fase de obras, com previsão de abertura de cerca de 10 lojas por mês a partir de agosto, o que totalizará pelo menos 40 inaugurações até dezembro.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.