A XP Investimentos está otimista com a fabricante dos chinelos Havaianas e acredita que a companhia tem amplo espaço para crescer e se beneficiar da transformação digital. A corretora iniciou cobertura de Alpargatas com recomendação de Compra e preço-alvo de R$ 50.
Às 12h52, o papel era negociado em baixa de 2,16%, a R$ 38,87 – na direção contrária do Ibovespa, que tinha alta de 0,34%, aos 107.743 pontos.
Entre os principais pontos de força da companhia, a XP cita a liderança no segmento de chinelos no Brasil, a verticalização, a capacidade de inovação, o espaço para crescimento e os possíveis benefícios da transformação digital.
Além de deter cerca de 14% de participação no mercado de calçados e 60% no segmento de chinelos no Brasil, a Alpargatas também tem forte presença internacional, aponta a XP.
O mercado externo, inclusive, pode ser uma importante avenida de crescimento para a empresa, com foco em EUA, Europa e China. A corretora diz ainda que o aumento da exposição internacional pode ser uma proteção interessante contra a volatilidade do mercado brasileiro.
Outro caminho de expansão, segundo a XP, está na diversificação de categorias.
A corretora ressalta que a ação, negociada a múltiplos altos, não está barata, mas argumenta que “esse prêmio é merecido por conta da consistência de entrega de resultados e resiliência do negócio”.
Há, no entanto, riscos para a tese de investimento. Os principais, na visão da XP, são riscos de execução na entrega da expansão internacional; aumento de competição de players globais e nacionais; volatilidade no preço de matérias-primas; riscos das variantes do coronavírus; e fim de incentivos fiscais.