ADRs e ETF do Brasil sobem no pré-mercado dos EUA após 1º turno das eleições

Resultado mostrou disputa apertada entre Lula e Bolsonaro pela Presidência, que será decidida em 2º turno

Foto: Shutterstock

A reação inicial dos investidores estrangeiros ao resultado das eleições brasileiras é positiva. Tanto o EWZ – fundo negociado em bolsa que replica o índice MSCI Brasil – quanto os recibos de ações das principais empresas do país operam em forte alta no mercado americano nesta manhã.

Por volta das 9h15, o EWZ, um dos principais ETFs de ações brasileiras negociados nos EUA subia 4,62% no pré-mercado. Por aqui, o contrato futuro do Ibovespa valorizava 2,76%.

No mesmo horário, os ADRs – recibos de ações – das empresas brasileiras negociados por lá também avançavam. O da Vale subia mais de 2%, enquanto o ADR da Petrobras ganhava mais de 6% e o do Itaú Unibanco valorizava pouco mais de 1%.

As performances ocorrem após dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostrarem que a disputa pela Presidência da República será decidida em segundo turno de votação, em 30 de outubro.

De acordo com o TSE, com 99,99% das urnas apuradas nesta manhã, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o candidato mais votado no primeiro turno, com mais de 57 milhões de votos, atingindo 48,43% do eleitorado. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, ficou em segundo lugar, com pouco mais de 51 milhões de eleitores, ou 43,20% do total.

O desempenho do presidente Jair Bolsonaro superou o que indicavam as pesquisas de intenção de voto anteriores à eleição. Elas apontavam que ele teria cerca de 35% das intenções de voto.

Apesar da performance positiva dos ativos brasileiros lá fora, Rodrigo Cohen, analista e co-fundador da Escola de Investimentos, a Bolsa brasileira deve operar volátil nas próximas semanas.

“Todo cenário de incerteza, ainda mais indo para o segundo turno, traz instabilidades e muitas vezes queda na Bolsa. Então o mercado não deve se animar na abertura de segunda-feira”, avalia.

Também projetando a semana, o estrategista-chefe da XP, Fernando Ferreira, avaliou em relatório que ações de estatais e de setores domésticos devem ser mais sensíveis ao período. Além disso, papéis ligados às eleições estaduais também podem ter bom desempenho por conta da eleição de candidatos da direita.

Ele cita Sabesp (SBSP3), com o forte resultado do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) no primeiro turno no estado de São Paulo, Cemig (CMIG4) com a reeleição do governador Zema em Minas Gerais, e Banrisul (BRSR6) com o segundo turno entre Onyx Lorenzoni (PL) e o ex-governador Eduardo Leite (PSDB).

Na visão do sócio-fundador da Quantzed, Pedro Menin, o segundo turno ainda está em aberto. “Embora Lula tenha levado o primeiro turno com pouco mais de 4 milhões de votos, é importante notar que mais de 30 milhões de pessoas não votaram e outras 5 milhões votaram em branco ou nulo”, comenta.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.