Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

A PEC no Senado, IGP-M e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda acompanham discursos de presidentes regionais do Fed

A tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios no Senado deve continuar influenciando os preços nesta quinta, dia 18. Declarações do relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), sobre um entendimento entre o texto aprovado na Câmara e as sugestões apresentadas por senadores, preocupam o mercado.

Isso porque, em caso de qualquer mudança, a PEC precisa ser novamente apreciada por deputados, o que atrasaria a tramitação, aumentando a chance de o governo lançar mão de uma medida provisória prorrogando o auxílio emergencial. Na avaliação de investidores, esse seria o pior cenário, por algumas razões.

Apesar de a proposta mexer no teto de gastos, mecanismo que é considerado a âncora fiscal do país, isso seria feito com o amparo de uma mudança de fato na legislação. Já prorrogar o auxílio emergencial por meio de uma abertura de crédito extraordinário, possibilidade que está na mesa, seria jogar às favas qualquer compromisso com uma política de gastos públicos mais estruturada.

Outra preocupação é com as intenções do presidente Jair Bolsonaro de aproveitar o espaço aberto no Orçamento pela aprovação da PEC para reajustar salários de servidores.

Os investidores ainda irão repercutir a prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado), que apontou avanço de 0,76% neste início de novembro, e acompanharão discursos dos presidentes regionais do Fed (banco central dos EUA).

Discursos do Fed

Às 10h, discursa o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic. Às 16h, é a vez de Charles Evans, do Fed de Chicago, e às 17h30 de Mary Daly, do Fed de São Francisco.

Indicadores antecedentes nos EUA

Às 12h, os Estados Unidos informam os Indicadores Antecedentes de outubro, uma medida das expectativas do desempenho da economia americana para os próximos meses.

 

 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.