O Méliuz (CASH3) comunicou aos acionistas e ao mercado uma aliança estratégica com o Banco Votorantim S.A. (BV) na noite de sexta-feira (30).
O banco comprou 3,85% do capital do Méliuz por R$ 1,50 por ação, além de ter a opção para comprar mais 20%, que hoje forma o bloco de controle da startup de cashback, com prazo de até 24 meses.
A aquisição inclui, também, 51% do Bankly, o braço de soluções financeiras do Méliuz. O Banco poderá comprar os 49% restantes nos próximos 90 dias, avaliando o Bankly em um total de R$ 210 milhões.
Além disso, o Méliuz passará a ofertar os produtos e serviços financeiros do banco BV e o banco contratará os serviços do Bankly para adicionar produtos à sua oferta de serviços financeiros.
O que achamos?
A aliança estratégica vem em um bom momento para o Méliuz, que vem enfrentando dificuldades com a concorrência do setor.
O incremento no caixa e a parceria de vendas com o BV permitem que a empresa adquira maior quantidade de clientes e dilua custos fixos. Isto impacta positivamente na rentabilidade do negócio.
Além disso, a experiência e o time capacitado time de gestão do BV devem impulsionar os negócios do Bankly, assim como, reduzir o protagonismo do negócio de cashback que já não vinha gerando bons frutos nos últimos meses.
Este é um passo importante para o Méliuz, que já tinha como plano transacionar o serviço de cashback para soluções financeiras, ou seja, serviços bancários. Portanto, a empresa deve ganhar um tempo para respirar e reestruturar as operações.
Apesar de melar os planos de um possível IPO do Bankly, o Méliuz deve obter os recursos que eram esperados. Até sexta (30), a startup de cashback era avaliada em R$ 1,02 bilhão. O preço de R$ 1,50 por ação pago pelo BV representa um prêmio de 27% em relação ao valor de mercado.
Como as ações devem reagir?
Os investidores devem ficar animados com o acordo que pode impulsionar os negócios do Méliuz, além de pagar um prêmio sobre os papéis.
Portanto, as ações devem abrir em alta no pregão desta segunda-feira (2). Os papéis da startup de cashback derreteram 61% no ano de 2022.