Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Payroll: EUA criam 517 mil vagas em janeiro; bolsas caem com temor de juros altos

Número mostrou mercado de trabalho muito melhor do que o esperado: analistas esperam 190 mil empregos a mais

Foto: Shutterstock/FOTOGRIN

Os Estados Unidos criaram 517 mil vagas em janeiro, segundo dados do payroll divulgados nesta sexta-feira (3), bem acima dos 190 mil empregos esperados pelo mercado.

O dado foi divulgado há pouco pela secretaria de estatísticas trabalhistas americana (BLS), que também revisou para cima, em 71 mil vagas, o número de empregos gerados nos meses de novembro e dezembro. A taxa de desemprego ficou em 3,4% no período.

Segundo a secretaria, o crescimento no número de empregos foi espalhado pelos diferentes segmentos, com destaque para os ganhos em lazer e hospitalidade, serviços profissionais e de negócios e saúde.

De acordo com o relatório, o ganho médio por hora do trabalhador americano foi de US$ 33,03, alta de 0,3%, em linha com o esperado pelo mercado.

Nesta semana, discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, foi bem visto pelos investidores, que viram sinais de que a economia dos Estados Unidos pode perder força de forma gradativa (o chamado pouso suave).

Leia mais:

O dado fez os índices futuros americanos aprofundarem as perdas. Por volta das 10h45, o Dow Jones recuava 0,61% (de 0,22% antes do número), o S&P 500 caía 1,15% (de 0,53%) e o Nasdaq perdia 1,78% (de 0,91%).

O número também intensificou a alta do dólar futuro, que por volta das 10h45 avançava 0,97%, a R$ 5,12, segundo dados da plataforma TradeMap. No mesmo horário, o Ibovespa caía 0,81%, a 109.248 pontos.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.