Os Estados Unidos criaram 571 mil empregos no setor privado em outubro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 03, pelo Relatório Nacional de Emprego da ADP, desenvolvido em conjunto com a Moody’s Analytics.
O resultado veio acima do esperado pelos analistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ), que previam a criação de 395 mil postos de trabalho no mês, segundo o UOL.
Enquanto isso, a leitura de setembro foi revisada para baixo, de 568 mil para 523 mil vagas.
É importante destacar que a pesquisa da ADP é considerada uma prévia do relatório de emprego (o chamado payroll) dos EUA, que contempla também dados do setor público e será divulgado nesta sexta-feira, 05.
“O mercado de trabalho mostrou uma dinâmica renovada no mês passado, com um salto em relação à média de 385.000 empregos mensais adicionados do terceiro trimestre, marcando quase 5 milhões de ganhos de empregos este ano”, destacou Nela Richardson, economista-chefe da ADP, em nota.
“Os fornecedores do setor de serviços lideraram o aumento e os ganhos do setor de bens foram amplos, reportando o resultado mais forte do ano. As grandes empresas impulsionaram a recuperação mais forte em outubro, marcando o segundo mês consecutivo de crescimento impressionante”, complementou.
O setor de prestação de serviços registrou a geração de 458 mil postos, com as maiores contribuições vindas de lazer e hospitalidade, com 185 mil vagas, profissional e negócios, com 88 mil posições, e comércio, transporte e serviços públicos, com 78 mil postos.
O setor de produção e bens criou 113 mil vagas, divididas em construção, com 54 mil postos, manufatura, com 53 mil posições, e recursos naturais e mineração, com 6 mil lugares.