Após reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) decidiu de forma unânime manter a taxa básica de juros do país na faixa entre 0% e 0,25%, conforme o esperado pelo mercado, mas sinalizou que deve aumentar a taxa já em 2022, para um patamar de 0,3% ao ano, de acordo com projeções de membros do Comitê.
Para 2023, a previsão é que os juros subam para 1,0% e, em 2024, para 1,8%, ainda de acordo com as premissas dos membros do Fed.
Em comunicado, o Fed ressaltou que a economia fez progressos em relação ao nível de emprego e estabilidade de preços desde dezembro, e indicou que poderá reduzir em breve o ritmo de compra de ativos, em um processo conhecido no mercado como “tapering”.
“Se o progresso continuar como esperado, o Comitê julga que uma moderação no ritmo de compras de ativos pode ser necessária em breve. Essas compras de ativos ajudam a promover o funcionamento regular do mercado e condições financeiras acomodatícias, apoiando, assim, o fluxo de crédito para famílias e empresas”, apontou o banco central dos Estados Unidos.
Após a divulgação da ata da reunião, o mercado brasileiro e as bolsas americanas seguem em alta. Por volta das 16h20, o Ibovespa subia 2,45%, para 112.947 pontos.