Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Inflação ao produtor nos EUA sobe mais que o esperado e derruba bolsas

Mercado teme que o Federal Reserve seja obrigado a manter os juros americanos elevados por mais tempo

Foto: Shutterstock/Morrowind

A inflação ao produtor dos Estados Unidos (PPI) avançou 0,7% em janeiro, bem acima dos 0,4% esperados pelo mercado, segundo analistas consultados pelo The Wall Street Journal. A informação é do Estadão Conteúdo.

Em resposta, os índices futuros americanos, que já vinham operando em baixa com o temor de que o Federal Reserve (banco central americano) será obrigado a deixar os juros altos por mais tempo, aceleraram a queda.

Declarações da presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, que negou a possibilidade de o BC dos EUA rever a meta de inflação do país, de 2%, também foram na direção de uma política monetária mais dura com a inflação.

O PPI foi publicado pelo escritório de estatísticas trabalhistas do país (BLS), que já havia divulgado nesta semana o CPI (índice de preços ao consumidor), que subiu 0,5%, em linha com o esperado.

Leia mais:

O núcleo do indicador, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,6% na comparação mensal de janeiro, também acima do consenso do mercado, de alta de 0,4%. No confronto anual, o PPI teve alta de 6% em janeiro.

Por volta das 11h40, os índices futuros americanos operavam em queda: o Dow Jones caía 0,88%, o S&P 500 recuava 1,08% e o Nasdaq tombava 1,23%.

No mesmo horário, o dólar futuro era negociado em alta de 0,56%, a US$ 5,25, e os contratos futuros de juros subiam: o DI com vencimento em abril de 2026 avançava 11 p.p., e o contrato com vencimento em janeiro de 2029 subia 14 pontos, a 13,47%.

(Com Estadão Conteúdo)

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.