Os dados sobre a atividade industrial e os gastos com construção nos Estados Unidos divulgados nesta quarta-feira, 1, confirmaram a força dos dois setores. Para o banco ING, ambos os números deixam claro que é justificável encerrar antecipadamente os estímulos à economia injetados pelo Federal Reserve, o banco central americano.
“Os dois dados de hoje sugerem que devemos continuar esperando um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 6,5% no trimestre atual. Com a inflação provavelmente ficando numa média parecida, o argumento em prol da conclusão adiantada do afrouxamento quantitativo e de aumento de juros a partir meados de 2022 parece forte, se a Ômicron permitir”, disse James Knightley, economista-chefe internacional do ING.
O índice ISM sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu de 60,8 pontos em outubro para 61,1 pontos em novembro. A leitura, superior a 50 pontos sugere expansão.
Além disso, os componentes de novas encomendas e de produção vieram acima de 60 pontos – mais equilibrado do que na Europa, onde demanda e produção estão em descompasso. Outro ponto positivo foi o componente de emprego, que atingiu o maior nível desde abril.
Os gastos com construção vieram abaixo do previsto – alta de 0,2% em outubro, ante estimativa de alta de 0,4%, segundo o ING -, mas os dados de setembro foram revisados e mostraram uma contração menos acentuada – de 0,1%, em vez de 0,5%.
Como isso afeta seus investimentos
Há anos o Federal Reserve e instituições semelhantes na zona do euro e em outros países desenvolvidos mantêm os juros perto de zero.
Eles também injetam recursos no sistema financeiro para garantir crédito barato aos consumidores e empresas. Este processo é feito via compra de títulos de dívida e às vezes ações, e é chamado de “quantitative easing”, ou afrouxamento quantitativo da política monetária.
Esta política dos grandes bancos centrais reduziu as taxas de retorno de investimentos em renda fixa nestes países, e fez muitos investidores migrarem para outras aplicações mais arriscadas e rentáveis – como ações, commodities e ativos de países emergentes.
A inflação elevada pode gerar uma reversão desta política e inverter este fluxo de investimentos. Ontem a bolsa brasileira sentiu os efeitos disso após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, falar que pode ser necessário remover mais cedo do que o esperado os estímulos que a instituição oferece à economia.