Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Bolsas internacionais começam última semana de 2021 em leve alta

Investidores se dividem entre notícias positivas e negativas sobre a covid-19 em dia com baixo volume de negócios

As bolsas internacionais voltaram do feriado em leve alta. O avanço reflete notícias positivas a respeito de vacinas e medicamentos contra a covid-19, mas é limitado pelas consequências econômicas da doença – entre eles o cancelamento de voos e a retomada de restrições à circulação de pessoas para tentar conter a disseminação da variante Ômicron.

O volume de negócios segue baixo em função dos feriados e comemorações de fim de ano. Hoje e amanhã, os mercados no Reino Unido não funcionam, com o feriado prolongado do Natal. A bolsa de Hong Kong também permaneceu fechada hoje.

Os investidores que restaram estão agarrados a uma agenda econômica com poucos indicadores relevantes e de olho no noticiário sobre a pandemia de covid-19.

Notícias favoráveis sobre a baixa letalidade da Ômicron e sobre a eficácia das vacinas vem garantindo o ambiente mais positivo. A AstraZeneca e a Novavax afirmaram que suas vacinas oferecem proteção contra a nova variante, e um medicamento da Pfizer contra a doença recebeu aprovação para uso em crianças a partir de 12 anos com quadros graves de covid-19.

Apesar disso, ontem centenas de voos foram cancelados pelas companhias aéreas nos Estados Unidos, com a disparada dos casos da nova variante entre funcionários das empresas Delta, United e JetBlue. Receios de que a China possa reduzir a meta de crescimento do país em 2022 também pesam sobre a confiança dos investidores.

Na Ásia, as bolsas chinesas tiveram leve queda após dados mostrarem que as infecções por coronavírus no país vem aumentando. A China informou no fim de semana o maior crescimento diário das infecções em 21 meses, com a maioria das novas infecções na cidade de Xian, que entra no quinto dia de um lockdown. Além disso, o indicador de lucro industrial subiu 9,0% em novembro, alta menor que a esperada.

Na Europa, o índice Stoxx 600, que reúne ações de empresas de vários países europeus, subia 0,28% por volta das 8h50, para 483,87 pontos, enquanto nos Estados Unidos os contratos futuros do S&P 500 avançavam 0,18%, para 4.724,50 pontos.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.