Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

PMI da China cai em contração após mais de um ano

O quadro ressalta o impacto das restrições para conter a pandemia no país, além da fragilidade da recuperação econômica chinesa

Foto: Fabrizio Bensch - Reuters


O Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) referente à atividade industrial da China caiu para 50,1 pontos no mês de agosto. No mês de julho, o indicador atingiu 50,4, de acordo com a Agência Nacional de Estatísticas do país.

Analistas consultados pela Reuters projetavam uma queda a 50,2.

O PMI oficial de serviços fechou em 47,5 em agosto, e o PMI composto oficial, que inclui a atividade industrial e a de serviços, caiu a 48,9 em agosto, frente aos 52,4 pontos registrados em julho.

Indicadores acima dos 50 pontos sugerem expansão da atividade. Valores inferiores a 50 pontos indicam contração.

Com estes dados, atividade industrial caiu em contração na China pela primeira vez em mais de um ano. A situação não se repetia desde fevereiro do ano passado. O surto mais recente de Covid-19, com a detecção de casos da variante Delta, levou a novas medidas de contenção da doença.

Além das restrições necessárias devido à pandemia, os gargalos de ofertas e altos valores de matérias-primas também prejudicaram a produção.

Este quadro ressalta o impacto das restrições para conter a pandemia no país, além da fragilidade da recuperação econômica chinesa no cenário. A expectativa é que Pequim adote novas medidas de suporte para revitalizar o crescimento econômico.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.